Dona Valburga Fernandes é cozinheira de mão cheia, suas amigas elogiam os pães caseiros. Dona Janice dos Reis foi professora e tem sua história ligada à uma tradição familiar: a Brinca Quem Pode. Ambas compartilham algo em comum. São integrantes dos trabalhos sociais que o Sesc promove há décadas com idosos em Santa Catarina.
Na terça-feira, 3, as duas receberam – e a autografaram – as cópias do livro O sentido memorável das vidas. A obra traz exatos 61 retratos dessa iniciativa e mostra participantes em todo o estado. Elas foram as selecionadas para representar a unidade de Laguna.
“Fiquei muito feliz de participar do livro”, revela dona Valburga. Ao todo, são 19 anos de Sesc. “Aqui é muito bom, gostaria que todas viessem para cá. Aqui aprendemos muitas coisas”, diz.
Para Janice, a alegria também é a mesma. “Faz um bem danado, só tenho gratidão. O Sesc traz a gente de volta à vida”, comenta.
As imagens retratam momentos significativos de suas vidas, incluindo memórias do passado e aspirações para o futuro. São cenários compostos por lembranças que formam uma narrativa visual ao longo de cada uma das páginas. O livro foi distribuído a todas as unidades e em Laguna pode ser consultado na biblioteca da entidade, localizada no Centro Histórico.