A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para a formação de um sistema de baixa pressão combinada à circulação marítima a partir da madrugada do sábado, 14.
O alerta traz risco alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos entre a Grande Florianópolis e partes do Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas áreas em laranja do mapa, os acumulados variam entre 100 e 150 mm. Nas áreas em amarelo, os acumulados de chuva variam de 40 a 80 mm.
O sistema de baixa pressão começa a se deslocar em direção ao mar a partir do final da tarde, diminuindo a intensidade da chuva no litoral.
“Conforme a previsão de chuvas volumosas e devido aos acumulados apresentados nas semanas anteriores, o somatório dos fatores pode favorecer a saturação do solo, auxiliando nas movimentações de terra na região. Ressalta atenção para as áreas já mapeadas e também estradas rodoviárias com históricos de ocorrências.Destaca-se a resposta rápida nos rios nas bacias hidrográficas da região da Grande Florianópolis, trazendo risco alto para ocorrência de enxurradas”, diz um trecho do alerta.
Mar agitado com risco para ressaca entre sábado e domingo
Entre o sábado e o domingo o mar fica agitado e com risco para ressaca, principalmente entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, onde o risco é alto para ocorrências. Nessas regiões, as ondas variam entre 2,5 m e 3,5 m e picos de até 4 m em alto mar. No litoral norte, as ondas variam entre 2 m e 2,5 m.
Ao longo do domingo o sistema de baixa pressão começa a se afastar para o mar, diminuindo a agitação marítima.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.