O Tribunal de Contas do Estado (TCE) reviu a decisão que recomendava a rejeição das contas do ex-prefeito Mauro Candemil (MDB) referentes a 2020, último ano à frente da prefeitura. As contas foram reapreciadas e receberam parecer pela aprovação, com manutenção das observações e recomendações feitas no entendimento original.
A análise do pedido ocorreu no começo de novembro e foi publicada há poucos dias no Diário Oficial. A nova decisão vai ser encaminhada à Câmara de Vereadores para que julgue se acata a mudança de entendimento. Em 2022, o Legislativo seguiu o parecer original e rejeitou as contas, mas os efeitos da sessão foram suspensos por força de liminar.
Na campanha eleitoral deste ano, o tema foi levantado por diversas vezes pelos adversários de Candemil. Também foi usado como um dos motivos que baseou o pedido de impugnação feito pela chapa do PL de Peterson Crippa, negado pela Justiça Eleitoral.
Procurado pelo Portal, o ex-prefeito comentou a mudança de entendimento. “Decisão já esperada como favorável pela aprovação, considerando as provas complementares apresentadas no recurso. Contestávamos, na ocasião, o parecer intempestivo da Câmara, que julgou sem aguardar a decisão do recurso. Infelizmente, a apreciação e parecer do TCE só ocorreu pós-eleição”, disse Candemil.