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Ruas da cidade enfrentam escuridão sem iluminação pública

Em nota, a Secretaria de Comunicação, informou que “equipe responsável pela manutenção da iluminação pública tem atuado diariamente para atender às demandas emergenciais e garantir o funcionamento das áreas mais afetadas. Recentemente, foram realizadas manutenções em locais como o acesso principal de Laguna, a entrada da Praia do Sol e a beira-mar, entre outros”. O município também disse que aguarda a reposição de materiais para as equipes trabalharem.
Foto: André Luiz/Agora Laguna
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“Faz um tempo que a gente vem caminhando na beira-mar de Laguna e está superperigoso. Anoiteceu e não dá para ver nada, só a iluminação dos carros. A população paga imposto e não muda; está tenso”. O relato é da fonoaudióloga Elígia Barbosa e se junta a inúmeras reclamações que o Agora Laguna tem recebido ao longo das últimas três semanas. Em vídeo, a leitora mostrava a situação entre os Molhes da Barra e o segundo posto guarda-vidas dos bombeiros, mas o problema não se resume ao Mar Grosso.

A atual prestadora do serviço é a pernambucana Prisma, de São Lourenço da Mata. A empresa foi contratada em um pregão eletrônico concluído em julho. Desde o dia 19 daquele mês, as equipes estão na rua para dar conta de uma demanda altíssima. Há insatisfação em vários bairros; em algumas ruas, são relatadas faltas de manutenção que passam de um ano. Na última sexta-feira, 25, equipes estiveram na região do Farol mapeando os pontos escurecidos para reparos.

Do outro lado do Canal da Barra, outra moradora não escondia a inconformidade com o esquecimento. Talita Cruz Rabello, reside na Ponta e fez um vídeo para mostrar a realidade do entorno do campo de futebol do local – ou tentar, afinal não dá para enxergar sem iluminação. “Tem um poste que nem dá para enxergar, óbvio, pois estamos correndo atrás para trocar as lâmpadas. Está tudo no escuro”, narra.

Por recomendação do Tribunal de Contas do Estado, a prefeitura adotou um procedimento licitatório dividido em duas etapas. No primeiro momento, contrata-se a empresa; no segundo, a fornecedora de material. Nem sempre os certames ocorrem em conjunto, o que gera uma outra situação: tem equipe, mas não há material para trabalhar.

Prefeitura emite nota

Em nota, a Secretaria de Comunicação, informou que “equipe responsável pela manutenção da iluminação pública tem atuado diariamente para atender às demandas emergenciais e garantir o funcionamento das áreas mais afetadas. Recentemente, foram realizadas manutenções em locais como o acesso principal de Laguna, a entrada da Praia do Sol e a beira-mar, entre outros”. O município também disse que aguarda a reposição de materiais para as equipes trabalharem.
“Esperamos normalizar a situação até a próxima semana, quando planejamos iniciar uma força-tarefa para agilizar o serviço e atender as demandas acumuladas”, reforça a nota.

A Secom cita que a Procuradoria do Município começou a tomar medidas legais para minimizar impactos e buscar a responsabilização dos danos provocados por empresas instaladoras de internet.

O texto diz que essas equipes “têm danificado a fiação de iluminação pública nos postes em algumas regiões, o que gera um retrabalho para as equipes de manutenção e acaba atrasando a execução de serviços em outras áreas que poderiam já estar regularizadas”.

Novo governo está atento

Segundo Bruno Marçal, integrante da equipe de transição para o governo de Peterson Crippa (PL), a nova gestão está ciente do problema e já planeja uma forma de resolvê-lo com agilidade. “Transição não existe até então, não recebemos informação nenhuma de qualquer área, mas estamos atentos a todos os problemas inclusive na iluminação pública”, comenta.

De acordo com Marçal, o governo já possui o nome que ocupará a função de coordenação do serviço, mas que ainda não será divulgado. Tem experiência na área e não tenho dúvida que irá resolver os problemas que esse atual governo deixa de solucionar”, conclui.

Veja a nota da prefeitura

A Prefeitura de Laguna está ciente das questões levantadas sobre a iluminação pública e compreende as preocupações da população. Recentemente, uma nova modalidade de licitação, orientada pelo Ministério Público, foi implementada para aquisição de materiais e mão de obra. Essa licitação, agora de alcance nacional, permite a participação de empresas de todos os estados, o que tem gerado um fluxo de materiais vindos de diferentes regiões do país. Esse novo processo de pregão eletrônico, sem direcionamento para uma única empresa, embora traga benefícios de transparência, tem causado alguns desafios logísticos, resultando em atrasos pontuais na entrega de materiais essenciais.

Além disso, temos enfrentado um agravante: empresas terceirizadas, responsáveis pela instalação de internet e outros serviços, têm danificado a fiação de iluminação pública nos postes em algumas regiões, o que gera um retrabalho para as equipes de manutenção e acaba atrasando a execução de serviços em outras áreas que poderiam já estar regularizadas. Diante dessa situação, a Procuradoria do Município já está tomando as providências legais para minimizar os impactos e responsabilizar as empresas envolvidas por esses danos.

Apesar dessas adversidades, a equipe responsável pela manutenção da iluminação pública tem atuado diariamente para atender às demandas emergenciais e garantir o funcionamento das áreas mais afetadas. Recentemente, foram realizadas manutenções em locais como o acesso principal de Laguna, a entrada da Praia do Sol e a Beira-Mar, entre outros. Algumas reposições de materiais específicos ainda estão aguardando entrega, mas esperamos normalizar a situação até a próxima semana, quando planejamos iniciar uma força-tarefa para agilizar o serviço e atender as demandas acumuladas.

Contamos com a compreensão de todos e estamos à disposição para mais esclarecimentos através da nossa assessoria de comunicação.

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