Uma das mais tradicionais escolas da cidade de Laguna comemora 115 anos nesta segunda-feira, 11. Localizada no bairro Progresso, o colégio Comendador Rocha integra a rede estadual e atende atualmente 780 estudantes.
“É uma história de muita dedicação e compromisso com a educação”, afirma a professora Tatiane de Oliveira Marques, atual diretora. A data marcante foi comemorada festivamente, com direito a apresentação dos aprendizes da também centenária União dos Artistas e da academia literária local. “Nossa trajetória é marcada por conquistas e desafios que são superados a cada dia, principalmente na formação de cidadãos, no cultivo de saberes e transformações de vidas”.
Moradores mais antigos da região da antiga Roseta (transformada em bairro Progresso, em 1967) contavam que em 1909, surgiu a primeira escola da comunidade funcionando em uma pequena sala, onde a professora Ondina Pinho lecionava para os alunos iniciais. Algum tempo depois, o colégio foi levado para o bairro Campo de Fora, atuando como uma escola isolada.
Com recursos doados pelo comendador lagunense José Ignácio da Rocha, um novo prédio foi construído em 1926, também no Campo de Fora, para sediar a escola, cuja autorização de funcionamento viria a ser fornecida apenas em decreto em 1954.
O nome do colégio passou a homenagear o doador dos fundos necessários para a construção da edificação. Com o crescimento educacional, a escola voltaria às origens, indo para o bairro Progresso anos depois. Em 2004, foi inaugurada a nova sede.