Por ser uma cidade histórica com quase 350 anos de fundação – considerando a data de 1676 –, Laguna é e sempre será exemplo de muitas iniciativas, mas a prefeitura municipal pelo visto precisa abrir os olhos e apontar seus espelhos para Pescaria Brava, o ex-distrito que, apesar das pedras tortuosas que têm pisado no caminho dos últimos anos, está a evoluir e se desenvolver cada vez mais.
É preciso olhar para o vizinho ao lado para aprender a como se fazer uma transição governamental. Apesar de o futuro prefeito ser do time do atual, alçado à função como um soldado é na hora de um combate, a passagem de bastão tem ocorrido de maneira tranquila, sem maiores percalços.
Em Laguna, a atual gestão dá sinais de que se puder dificultar, vai fazer isso. Esquecem, porém, que ao colocar o galho no meio da pista para atrapalhar o corredor, não estão prejudicando o novo governante, mas o próprio município. É como se tivessem esquecido o prejuízo moral causado por compras suspeitas de kits a preço de ouro, mas que valiam níquel; das constantes cobranças de devedores, desde coleta de lixo a exame médico.
A cidade foi bastante prejudicada e ficou com uma imagem arranhada pela inércia governamental, por isso, causar empecilhos nesta reta final de ano não apagará os erros do passado recente, apenas ajudará a potencializá-los no futuro.
O novo governo terá pela frente a responsabilidade de organizar a casa. Simbolicamente diz que esse início será com a limpeza do pós-Réveillon, mas deve ficar atento para um detalhe: o contrato com a atual prestadora emergencial da coleta de lixo acaba junto com a gestão atual.
Considerando a morosidade e falta de interesse em cooperar, já que segundo o prefeito e o vice eleitos, nenhum documento solicitado foi fornecido, não é de se duvidar que não vão promover a licitação para que, pelo menos, o lixo seja coletado em janeiro. Do contrário, Laguna voltará a ver as cenas lamentáveis de acúmulo de sacos de lixo pelas esquinas da cidade. Tudo isso na alta temporada e com visitantes por todo lado. A primeira impressão é a que fica. Não esqueçam.