Previous slide
Next slide

Confederação protetora dos animais representa contra político que falou em ‘dar veneno’ para animais de rua

Mais cedo, vereador eleito disse que fala foi tirada de contexto. Confederação de proteção animal pede que Delegacia Regional de Laguna instaure inquérito policial.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
Previous slide
Next slide

A Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA) encaminhou uma representação criminal contra o vereador eleito de Pescaria Brava, José Carlos Pereira, o Toia (PL), que, em áudio, sugeriu “dar veneno” como solução para o problema de animais soltos em ruas, sobretudo cães.

No começo da tarde desta terça-feira, 5, o político emitiu nota de esclarecimento em que afirma ter sido tirada de contexto a fala e que o áudio “não reflete de maneira alguma” a postura e o respeito que têm pelos animais. “Lamento que essa situação tenha gerado interpretações equivocadas e desconforto, e reforço meu compromisso com o bem-estar e o respeito aos animais”, disse o vereador, eleito para o primeiro mandato.

O documento da CBPA foi encaminhado para a delegada regional de Laguna, Vivian Garcia Selig, e é assinado pelo advogado Dener Vieira, delegado regional da entidade protetora; pela médica veterinária Kátia Chubaci, delegada estadual da confederação; e pelo deputado estadual Marcius Machado, presidente da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-estar Animal da Alesc e representante do PL, partido do vereador eleito.

Para a confederação, as falas não só incitam a violência contra animais, como reforçam práticas cruéis e ilícitas, agravadas pelo fato de serem proferidas por uma figura pública.

A CBPA pede que seja instaurado um inquérito policial, com produção de provas e depoimento do político bravense, e que o caso seja levado ao conhecimento da Justiça e Promotoria Eleitoral para análise de possíveis infrações éticas e penais no âmbito eleitoral. “Isso reafirma o papel da advocacia em promover a justiça e a defesa dos direitos fundamentais, que incluem a proteção animal”, garante Vieira. “A ação reflete o trabalho contínuo da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal para garantir que práticas de crueldade sejam combatidas em todas as esferas”, pontuou o deputado.

Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide