Uma cavalgada marcada para acontecer entre 14 e 15 de novembro, em Laguna, vai homenagear a República Catarinense, cuja extinção ocorreu há 185 anos, em 15 de novembro de 1839.
A cavalgada traz para Laguna cavaleiros de Brusque, Blumenau, Gaspar, São Ludgero, Braço do Norte, Orleans, Tubarão e também da cidade juliana, que foi a capital do Estado independente fundado em julho de 1839. A organização é do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita). Serão cerca de 40 participantes.
A tropa de cavaleiros partirá do Camacho, em Jaguaruna, por onde Giuseppe Garibaldi entrou com o barco Seival para tomar a cidade de Laguna e onde os republicanos ficaram acampados por cerca de dez dias após a derrota. A ideia é fazer o caminho inverso: seguir pela Passagem da Barra, depois rumo ao Centro de Laguna, e continuar em direção à Pedra do Frade, no Gi, com finalização em Roça Grande, na cidade de Imbituba.
“Ao organizar este evento comemorativo, além de homenagem alusiva à Republica Catarinense, o Instituto Cultural Anita Garibaldi também o promove com objetivo de colaborar com o desenvolvimento turístico, cultural e da preservação da história da cidade natal da heroína”, garante o presidente do CulturAnita, Milton Luiz Cavalcanti.