As atividades escolares do colégio Luís Pacheco dos Reis, em Barreiros, foram suspensas nesta semana e vão retornar a partir de segunda-feira, 18. O motivo são casos de escabiose, a popular sarna, entre os estudantes.
A medida foi orientada pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica, e confirmada pela prefeitura de Pescaria Brava em nota numa rede social.
Nesse período sem aulas presenciais, os professores deverão utilizar meios digitais para comunicação com as turmas e repasse de tarefas e atividades para validação de frequência.
A suspensão vale para pré-escolar ao 9º ano. “Os profissionais de serviços gerais devem manter suas atividades, atendendo às demandas do CEI e realizando a limpeza e higienização do ambiente escolar. Os gestores também permanecerão cumprindo suas responsabilidades e realizando atendimento ao público”, diz o texto da prefeitura.
Sarna
A escabiose ou sarna, segundo definição da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma parasitose causada por um ácaro e o contágio ocorre apenas por humanos, via contato direto com pessoa ou roupas e outros objetos contaminados. O contato deve ser prolongado para que ocorra a contaminação.
A entidade explica que a fecundação do ácaro ocorre na superfície da pele. “Logo após o macho morrer, a fêmea penetra na pele humana, cavando um túnel, por um período aproximado de 30 dias. Depois, deposita seus ovos. Quando eles eclodem, liberam as larvas que retornam à superfície da pele para completar seu ciclo evolutivo. Este processo de maturação é de 21 dias”, descreve a SBD. Animais como gato e cachorro não transmitem a sarna humana. O tratamento é feito com base em medicamentos e na análise clínica de cada estágio da contaminação.