A Câmara de Pescaria Brava aprovou, na sessão da noite de terça-feira, 5, a emissão de uma moção de repúdio ao vereador eleito José Carlos Pereira, o Toia (PL), em relação ao áudio viral em que ele sugere envenenamento como ‘solução’ para o problema dos cães soltos no município.
Eleito no último mês para o primeiro mandato após uma tentativa em 2016, Pereira divulgou uma nota de esclarecimento em que diz que a fala foi distorcida e que o comentário não reflete sua postura. Antes, havia afirmado que a gravação não passou de uma “brincadeira” em um grupo de aplicativo de mensagens com amigos. A Polícia Civil abriu um inquérito e investiga o caso.
“Consideramos tais declarações inaceitáveis e incompatíveis com os valores éticos que devem nortear qualquer representante público. Discursos de incitação à violência e ao descaso com a vida animal vão contra os princípios de respeito, empatia e responsabilidade”, diz um trecho da moção.
O áudio também revoltou a comunidade protetora dos animais. Ontem, a Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA) representou criminalmente contra o vereador, denunciado publicamente também pelo deputado federal Matheus Loiola (União Brasil-PR).
Leia a moção da Câmara de Pescaria Brava
“A Câmara Municipal de Pescaria Brava, representando os vereadores que abaixo subscrevem, manifesta seu repúdio às declarações proferidas pelo vereador eleito José Carlos Pereira – TOIA, amplamente divulgadas em redes sociais e grupos de comunicação, nas quais sugeriu a prática de atos cruéis contra animais, incluindo o uso de veneno e outras formas de Violência.
Consideramos tais declarações inaceitáveis e incompatíveis com os valores éticos que devem nortear qualquer representante público. Discursos de incitação à violência e ao descaso com a vida animal vão contra os princípios de respeito, empatia e responsabilidade. Princípios esses que defendemos com firmeza. O tratamento digno e a proteção nos animais são. além de um dever moral, uma obrigação legal de toda sociedade.
Diante desse cenário, solicitamos que sejam tomadas todas as providencias cabíveis. Acreditamos que tais posturas não refletem os valores da nossa cidade e que cabe ås autoridades competentes atuar de forma rigorosa para garantir que a ética e o respeito prevaleçam na gestão pública.
Aguardamos que os órgãos competentes adotem as medidas necessárias para garantir que os direitos dos animais sejam respeitados e preservados, assim como para reforçar o compromisso da Câmara Municipal de Pescaria Brava com o bem-estar e a segurança de toda a comunidade.”