A advogada lagunense Patrícia Uliano Effting é uma das lideranças estaduais na campanha de oposição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na eleição de sexta-feira, 22, que definirá os comandos regionais e estadual do órgão.
“No âmbito da seccional, temos as mesmas propostas. O momento é de renovação. A advocacia quer abrir espaço para novas lideranças”, defende a advogada, que concorre à presidência da OAB de Tubarão e tem o também lagunense Evandro Perin Júnior como candidato à tesouraria da entidade.
Patrícia tem liderado a campanha oposicionista na região de Laguna em favor da chapa de Vivian De Gann, que lidera a composição Muda OAB, apoiada pelo ex-presidente Tullo Cavallazzi Filho. “Infelizmente, o que mais ouvimos nas nossas visitas é que a OAB virou um clube para poucos. Os advogados querem voltar a ter voz junto à instituição, que está silente diante de constantes violações às prerrogativas profissionais”, diz.
Laguna: chapa única
Em Laguna, há apenas uma chapa na disputa pela presidência da OAB. Os votos não são vinculados, isto é, são independentes: o advogado pode votar na composição local e optar pelos candidatos de oposição (Chapa 1) ou situação (Chapa 3). A Chapa 2 foi inabilitada para a disputa da OAB-SC.
Na composição local, o advogado Edson Rosa Júnior lidera como candidato a presidente. “Nosso grande objetivo foi congregar os quatro cantos da advocacia lagunense para que todos os advogados vivenciem o grande sistema da OAB. A partir daí, fizemos uma série de conversas e passamos a mensagem que é importante a união, para a valorização da profissão, por respeito às nossas prerrogativas ou para alcançar novos voos. Estamos, hoje, unidos, em prol de um objetivo comum: que á uma melhor condição para a advocacia”, afirma. A Subseção de Laguna também representa os advogados de Pescaria Brava.