Esta quarta-feira, 16, é o último dia para quem possui ‘dinheiro esquecido’ no Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil (BC), fazer o saque dos valores. Há cerca de R$ 8,6 bilhões disponíveis para resgate por pessoas físicas ou jurídicas. É possível ver, inclusive, se pessoas falecidas tinham algum recurso em bancos.
O recurso que não for resgatado até dia 16 poderá ser incorporado pelo Tesouro Nacional. Segundo o Ministério da Fazenda, as pessoas vão ter outros 30 dias para contestar o recolhimento dos recursos pelo Tesouro, quando for publicado edital pelo governo.
Conforme a pasta, “após o término desse segundo prazo, e caso não haja manifestação daqueles que tenham direito sobre os depósitos, os valores serão incorporados ao Tesouro Nacional”.
Como ver se há dinheiro esquecido
Para conferir se há recurso a receber, é preciso acessar o site Valores a Receber (veja aqui). O sistema libera o recurso para os detentores dos valores que fornecerem uma chave Pix para a devolução.
Se a pessoa não tiver uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com o banco para combinar o recebimento. Há também a possibilidade de criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.
Segundo o Banco Central, no caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Ainda será preciso preencher um termo de responsabilidade. Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.