O árbitro lagunense Braúlio da Silva Machado foi afastado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em decisão anunciada no domingo, 27, um dia após ele ter atuado na partida entre Flamengo-RJ e Juventude-RS, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
O jogo ocorreu no Maracanã e terminou com a vitória rubro-negra por 4 a 2 sobre o time de Caxias do Sul. Os gaúchos reclamaram de um pênalti marcado em favor do Flamengo e da expulsão de Nenê. Além do lagunense, a CBF também afastou o árbitro de vídeo Diego Pombo, que também estava na equipe da partida.
A mesma punição foi dada para o catarinense Ramon Abatti Abel, de campo, e para Pablo Ramon, que estava no VAR. Ambos atuaram na partida entre Palmeiras-SP e Fortaleza-CE, que terminou empatada em 2 a 2 no Allianz Parque (SP).
Quem também foi afastado foram os árbitros de campo Flávio Rodrigues e do VAR Rodrigo Guarizo e José Cláudio Filho após a partida entre Vitória-BA e Fluminense-RJ, no Barradão, em Salvador. O time baiano venceu por 2 a 1 e os cariocas reclamaram da marcação de um pênalti para a equipe da casa nos minutos finais do confronto. A CBF não divulgou o prazo do afastamento dos profissionais.