Previous slide
Next slide

Brinca Quem Pode organiza volta do Bola Branca, famoso nas décadas de 40 e 50

Uma volta ao passado e um resgate dessa tradição é o que propõe a segunda escola de samba mais antiga do município.
Arquivo
Previous slide
Next slide

Quem se debruçar sobre a história do Carnaval de Laguna precisará, obrigatoriamente, falar de um tempo que em que as folias de Momo reinavam nos salões de sociedades recreativas, como Congresso, Blondin e Anita, e Arlequim chorava por sua Colombina. Uma volta ao passado e um resgate dessa tradição é o que propõe a segunda escola de samba mais antiga do município. A ‘academia do samba’ Brinca Quem Pode confirmou a refundação do Bola Branca, antes um cordão carnavalesco e agora recriado como um bloco de Carnaval.

O Bola Branca existiu a partir da década de 1940 e rivalizava com outro, o Bola Preta, que vinha puxado pelo Xavante, criada um ano antes da agremiação do Progresso, em 1947. O cordão desapareceu pouco depois da década de 1960, momento em que o Carnaval também passou por mudanças, com maior participação das escolas de samba.

“A saudade tomou conta e dentre os amigos, decidimos resgatar a história e trazer a paixão e alegria novamente”, diz o presidente da ‘academia’, Edson Roberto da Luz.

Segundo a Brinca, o lançamento do novo Bola Branca vai ocorrer no dia 7 de dezembro, um sábado. O horário ainda não foi confirmado, mas o local será a centenária União Operária, com a participação musical de Caíque Lima.

Previous slide
Next slide