Agora Laguna republica entrevista com Peterson Crippa (PL) ao ‘Senadinho’

Ministério Público foi contra pedido de direito de resposta que motivou remoção liminar de pouco mais de um minuto do programa, que entrevistou o então candidato em outubro. Entrevista na íntegra estará disponível no YouTube.
Entrevista de Preto Crippa ao 'Senadinho' – Reprodução

A íntegra da entrevista com o então candidato e agora prefeito eleito Peterson Crippa, o Preto (PL), concedida ao Senadinho Agora Laguna foi novamente recolocada no ar na manhã desta sexta-feira, 25.

O programa havia perdido pouco mais de um minuto após o candidato derrotado Mauro Candemil (MDB) entrar na Justiça Eleitoral com pedido de direito de resposta. Em liminar, a Justiça havia acatado parcialmente a solicitação, enquanto analisava o mérito do assunto.

Ao comentar processos de Candemil, Crippa usou a expressão “ladrão”, termo que foi considerado pejorativo, porém, segundo a decisão, “infelizmente, no debate eleitoral tem-se visto inúmeras expressões pejorativas que são utilizadas no intuito de denegrir a imagem da pessoa”. Em decisão de primeiro grau, a juíza Elaine Cristina comparou, como exemplo, a expressão “garoto mentiroso”, que havia sido usada pelo então candidato do MDB para se referir ao adversário. Sem sucesso na Justiça Eleitoral local, o emedebista tinha recorrido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, por unanimidade, a Corte na capital negou o recurso.

Nos autos, o Ministério Público Eleitoral (MPE) em Laguna e a Procuradoria Regional Eleitoral em Florianópolis também se manifestaram contra o direito de resposta e opinaram que a entrevista fosse restabelecida na íntegra. “Há de se conferir razão ao parecer ministerial, no sentido de que a fala, apesar de pejorativa, não configura afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica e não merece, por si só, o direito de resposta”, diz outro trecho da decisão da magistrada local.

Em todo os momentos da tramitação da representação, Agora Laguna acatou as decisões liminares e manteve confiança plena no Judiciário de Laguna e de Florianópolis. O Portal, seguindo orientação de sua assessoria jurídica, recolocou a entrevista no ar apenas a publicação da certidão de trânsito em julgado do processo, o que ocorreu na semana passada.

Notícias relacionadas

error: