Previous
Next

Guias de Laguna comemoram reconhecimento nacional

Atualmente, segundo o Ministério do Turismo, o Brasil conta com mais de 35 mil guias legalmente registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna/Arquivo

Guias de turismo de Laguna comemoram a sanção da lei que oficializa o dia 10 de maio como data comemorativa à profissão.

A legislação foi sancionada, na segunda-feira, 16, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O reconhecimento reforça a valorização do setor em pleno crescimento no país.

O guia Antônio Carlos de Oliveira, o popular Toninho das Excursões, que faz esse trabalho de guiar turistas que chegam na cidade há décadas, celebra o reconhecimento. “Um grande dia para os profissionais que são guias de turismo. Somos ‘embaixadores’ de cada estado, município”, comenta. Para ele, o exemplo nacional merece ser replicado localmente. “Falta agora o Estado e os municípios de todo o país valorizarem esses profissionais”, aponta.

Não basta pegar um microfone ou se postar à frente de um grupo e começar a falar. O trabalho desempenhado pelos guias de turismo exige uma ampla formação e conhecimento, que engloba conhecimento sobre os pontos turísticos das localidades e também características do espaço geográfico, da história, da sociologia e até mesmo da composição da sociedade.

“Reconhecer e valorizar o trabalho dos guias de turismo não apenas melhora a qualidade do serviço prestado, mas também incentiva o aprimoramento contínuo e a profissionalização da categoria. Investir na capacitação e no bem-estar desses profissionais é essencial para garantir que possam oferecer experiências excepcionais, contribuindo para o crescimento e a sustentabilidade do turismo nacional”, comenta a guia Tatiana Iarrocheski.

Atualmente, segundo o Ministério do Turismo, o Brasil conta com mais de 35 mil guias legalmente registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).