Ao contrário do que ocorre em eleições gerais, o pleito municipal não terá o voto em trânsito. Isso quer dizer que os eleitores que não estiverem em seus municípios não poderão votar.
A eleição para Laguna e Pescaria Brava, em turno único, acontece no próximo domingo, 6 de outubro. Os eleitores irão às urnas para escolher candidatos a prefeito, vice e vereadores.
Nesse caso, quem estiver distante do domicílio eleitoral precisará justificar a eleição e isso pode acontecer em qualquer seção de votação ou pelo aplicativo virtual e-Título.
O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno, que conta como uma eleição. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo, onde houver. O cidadão que deixa de justificar o voto a partir da terceira ausência é considerado faltoso e pode ter o título cancelado. A medida cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.