Previous
Next

Cerimônia marca 101 anos da Capitania em Laguna

Delegacia conta com 60 militares e atua em área de jurisdição que soma 41 municípios, faixa litorânea de aproximadamente 200km de extensão, além de rios e lagoas navegáveis.

Uma solenidade realizada nas dependências da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, na manhã desta segunda-feira, 16, celebrou o aniversário de 101 anos da instalação da organização militar.

A delegacia conta com 60 militares e atua em área de jurisdição que soma 41 municípios, faixa litorânea de aproximadamente 200km de extensão, além de rios e lagoas navegáveis.

“[101 anos] Representa um legado dos nossos marinheiros do passado e fica a responsabilidade minha e da minha tripulação em dar continuidade”, disse o capitão Francisco José Siqueira Ferreira, atual comandante local.

A unidade sediada em Laguna é uma delegacia de 2ª classe e integra a estrutura administrativa do Comando do 5° Distrito Naval, com sede em Rio Grande (RS) e responde diretamente à Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC). Além disso, gere o Radiofarol de Santa Marta, inaugurado em 1891.

A atuação é pautada pela garantia da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e águas interiores e prevenção da poluição hídrica causada por embarcações, o que faz por meio de sua presença em ações de fiscalização do tráfego aquaviário, oferecimento de cursos de formação de aquaviários, exames de qualificação de amadores, entre diversas outras atividades.

A unidade da cidade juliana surgiu em 1920 como Capatazia de Laguna e foi elevada à categoria de agência em 14 de setembro de 1923, data em que lembra como aniversário de criação. Nessa condição inaugurou em 1940 sua atual sede e mais recentemente em 1993 foi classificada para se tornar uma delegacia dos portos.