A partir de sexta-feira, 30, e até o próximo dia 3 de outubro, as emissoras de rádio de Laguna vão levar ao ar os programas do horário eleitoral gratuito e as inserções, pequenos comerciais em que os candidatos falarão com o ouvinte lagunense.
Ouvintes entrevistados pelo Portal dividem opiniões: tem quem ouça e quem prefira desligar o rádio. O candidato, por esse motivo, precisa se esforçar para captar a atenção daquele que está do outro lado.
Em bloco, os candidatos a prefeito terão 20 minutos diários. Das 7h às 7h10 e do meio-dia até 12h10, sem contar as pequenas aparições nos comerciais das rádios. O maior tempo é o da coligação Por Laguna, do PL. São quase quatro minutos na rede do horário eleitoral. O menor é do Partido Democrático Trabalhista, que tem apenas 31 segundos. O tempo considera a representação que cada partido possui na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
O horário eleitoral será transmitido em rede pelas quatro emissoras de Laguna: Difusora, Nova Garibaldi, Mix Sul e Hiper, indo ao ar de segunda a sábado, sem exceção. As rádios mudaram as programações com um atraso de dez minutos no começo dos programas.
Já a propaganda eleitoral vai ocupar o intervalo comercial. As inserções são tanto para prefeito como para candidato a vereador. Os candidatos que disputam a Câmara de Vereadores só aparecem nesse espaço de tempo. Serão 56 comerciais para os concorrentes ao Legislativo.
Republicanos abrirá horário eleitoral
Em Laguna, conforme sorteio, a coligação Laguna acima de tudo, do Republicanos, irá abrir o horário eleitoral no primeiro dia de transmissão. O PDT encerra o bloco. A partir daí, o revezamento ocorrerá até 3 de outubro, sendo que quem encerra, irá abrir o programa no dia seguinte.
Os tempos são os seguintes:
- Coligação Por Laguna (PL/PSDB-Cidadania/PRD/União/Solidariedade) – 3min45seg
- Coligação Laguna acima de tudo (Republicanos/Podemos/PSD) – 2min05seg
- Coligação Respeito por Laguna (MDB/PP) – 1min53seg
- Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) – 1min44seg
- PDT – 31 segundos