Previous
Next

Passeios de maria-fumaça com visitação no Centro são suspensos até o fim do ano

A cada passeio, cerca de 200 pessoas, de várias cidades do estado e de outras regiões, viajam na locomotiva histórica.
Divulgação/MFT

O passeio ferroviário de maria-fumaça com visitação pelo Centro Histórico está suspenso até o final deste ano. A informação foi confirmada ao Agora Laguna pela coordenação das viagens. O roteiro sem parada, no estilo ‘bate e volta’, continua normalmente.

A decisão do Museu Ferroviário de Tubarão foi tomada pelo fato de que não há perspectiva de melhorias na estação de Cabeçuda em 2024. A prefeitura de Laguna afirma que mantém interesse em restaurar o imóvel, cedido pela União, mas a licitação ainda não foi aberta – o recurso que viria do governo estadual foi cancelado, e a ideia em tela é fazer com verba própria.

Antes do cancelamento, a locomotiva trazia os passageiros de Tubarão até as imediações da escola Saul Ulysséa, onde era feito o desembarque. Ônibus fretados faziam o translado até o Centro Histórico, onde os viajantes eram guiados em roteiro pelos pontos turísticos, gastronômicos e culturais.

“Penso que com a não vinda dos passeios de trem, todo o trade turístico perde, pois toda cadeia é movimentada, desde o translado de ônibus, guias de turismo, artesanato, e bares e restaurantes, mas acredito que o poder público irá achar alternativas para solucionar esse impasse”, avalia o empresário José Vitor Figueiredo da Silva.

A cada passeio, cerca de 200 pessoas, de várias cidades do estado e de outras regiões, viajam na locomotiva histórica. Coordenador dos passeios, Jefferson Vitorino, ainda mantém esperanças para 2025. “Os passeios na modalidade ‘bate e volta’ continuam, apenas a parada com visitação segue suspensa por questões operacionais, de logística e segurança. Torcemos que tudo se resolva o quanto antes para a retomada”.

Viagem encanta turistas

Os passeios de maria-fumaça oferecem uma experiência única e cultural na região da Amurel. O trem percorre cidades históricas da região como Criciúma, Siderópolis, Urussanga, Tubarão, Laguna e Imbituba. Além das viagens, os passeios podem incluir almoço ou café colonial.

“Essa é uma ação turística e cultural para que o morador e o turista valorizem mais a nossa cultura, para que a comunidade conheça a experiência do trem”, comenta Vitorino.

Os bilhetes variam de R$ 79 a R$ 279 e os valores dependem do que está incluso no pacote escolhido. Mais detalhes podem ser conferidos no site museuferroviariotubarao.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98868-1414.