Trabalhadores das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) devem iniciar greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira, 12.
O motivo da paralisação seria a proposta de mudança na forma de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da empresa. A decisão deve afetar também a cidade de Laguna. De acordo com informações iniciais, apenas os serviços essenciais serão realizados.
“Depois de um longo processo, em que os sindicatos que representam os empregados denunciaram a negligência da Diretoria na negociação, a categoria decidiu entrar em greve por considerar que direitos adquiridos estão sendo destruídos para favorecer um pequeno grupo”, diz parte da nota enviada pela Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel).
De acordo com o SC em Pauta, os servidores afirmam que está sendo dada uma vantagem aos engenheiros em detrimento de outras categorias, especialmente aqueles que ganham menos. A informação é de que a discussão é sobre a forma de distribuição, não sobre o valor a ser distribuído. “A própria Diretoria tem declarado que 56 milhões de reais estão garantidos, ou seja, já estão reservados no orçamento para pagamento da PLR, considerando o atingimento de todas as metas”, defendem os sindicalistas.