Vindos de nove estados, incluindo Santa Catarina, um grupo de 15 estagiários e dois voluntários do Projeto Franca Austral (ProFranca) tem auxiliado nos trabalhos de monitoramento, pesquisa, educação ambiental e atendimento de comunidades e turistas que visitam a região para conhecer as baleias-franca.
“Eles chegam justamente no período da temporada da baleia-franca em nosso litoral, entre julho e novembro”, diz Karina Groch, diretora e pesquisadora do projeto.
O monitoramento ocorre entre agosto e novembro e é feito através de observação por pontos fixos localizados desde a praia da Pinheira, em Palhoça, até o Farol de Santa Marta, em Laguna.
“Com este monitoramento procuramos entender os padrões de distribuição e comportamento da espécie, com o objetivo de implementar ações de conservação”, frisa Juliana Vallim Gaiotto, mestre em oceanografia biológica e coordenadora de Pesquisa em Monitoramento Terrestre do projeto.
Os voluntários e estagiários têm entre 20 e 29 anos, e são de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro, Sergipe e Paraná e têm formação nos cursos superiores de Ciências Biológicas e Oceanografia.