Previous
Next

Desafio Rota da Baleia 2024 terá maior edição da história do evento

Na histórica cidade catarinense, terra de Anita Garibaldi, os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba.
Divulgação/On Sports

A corrida trail mais bonita do Brasil terá a maior edição de sua história. O Desafio Rota da Baleia 2024 entra na reta final do período de inscrições para os desafios de corridas pelas 23 praias do litoral sul de Santa Catarina. A corrida de trilha, confirmada para 31 de agosto, tem distâncias de 80 km, individual ou por equipes de até oito corredores, além de provas de 40 km e 21 km. Os percursos passam por Garopaba, Imbituba e Laguna.

As últimas vagas podem ser garantidas a partir do site oficial do evento, www.desafiorotadabaleia.com.br. Uma das grandes atrações do evento esportivo são as corridas por equipes de quatro ou oito corredores ao longo dos 80 km entre os Molhes de Laguna e a Praia Central, em Garopaba. O período de inscrições termina na segunda-feira, 12.

A corrida de 80 km, além de individual, oferece a possibilidade de corrida em duplas, quartetos e octetos. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km. A corrida de 40 km, individual, larga na Praia da Vila, em Imbituba, e a prova de 21 km, também individual, inicia na Praia do Rosa.

“O Desafio Rota da Baleia teve a sua primeira edição no ano de 2019 e, desde o início, tem a intenção de proporcionar a corrida mais bonita do Brasil, por conta da geografia privilegiada da Rota da Baleia Franca, que passa por Laguna, Imbituba e Garopaba. O evento é uma trail run, umas das modalidades esportivas que mais cresce no mundo por unir esporte e natureza na mesma atividade, de verdade. Afinal, no percurso de 80 km, praticamente apenas 5% será por vias pavimentadas”, afirma Luís Bittencourt, da On Sports, idealizadora e organizadora do evento.

Esta será a quinta e maior edição do evento. Até agora, já superou os 400 inscritos da edição do ano anterior. Com grande procura de equipes de quatro e de oito integrantes nestes últimos dias, a expectativa é de que o evento reúna 500 atletas. Para comprovar as belezas do sul de Santa Catarina por meio da corrida, estão confirmados atletas de diferentes regiões brasileiras e também do exterior, como Argentina e Uruguai. Os percursos contemplam praias e trilhas praticamente intocadas.

Além disso, em todas as edições até agora os atletas puderam avistar baleias-francas no percurso. O que deve se repetir em 31 de agosto, diante da grande presença do mamífero nas águas do sul-catarinense há mais de um mês. Inclusive porque as praias do percurso da prova de 80 km são consideradas berçário das baleias-francas. A espécie marca presença nas águas do sul de Santa Catarina para dar à luz e amamentar filhotes.

Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, os 80 km do Desafio Rota da Baleia iniciam na praia dos Molhes, em Laguna, local conhecido pela pesca artesanal com auxílio de botos. Na histórica cidade catarinense, terra de Anita Garibaldi, os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba. São mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila, que já sediou etapas de mundiais de surfe, e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba tem as praias do Ouvidor, da Barra, da Ferrugem, da Silveira e do Vigia até a linha de chegada, na Praia Central.

Previous
Next
Previous
Next

Notícias relacionadas