Casais que desejam realizar o tão sonhado matrimônio terão a oportunidade através do casamento civil comunitário. A nova edição está marcada para 19 de outubro, um sábado.
Antes de subir ao altar, os noivos precisam cumprir um rito processual que começa com a habilitação para o casamento, o que deve ser feito no Cartório de Registro Civil até o dia 10 de outubro. Esse procedimento é realizado com a apresentação de duas testemunhas no cartório e de uma série de documentos.
A partir daí, continuam os demais trâmites, como edital de proclamas, que fica disponível por 15 dias para a indicação de possíveis impedimentos para a realização do matrimônio. Se isso não acontecer, o casal pode ir para o altar. A cerimônia tem apoio do Polo da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB).
Requisitos
O casamento comunitário é exclusivo aos casais que não têm condições de arcar com as custas cartorárias. Uma das exigências é que um dos noivos seja residente em Laguna. Caso um dos interessados tenha residência fora da jurisprudência do cartório de Laguna, os editais de aviso são encaminhados para a instituição local para manifestação contrária ou favorável. Os documentos necessários são:
- Certidão de nascimento (atualizada em até 30 dias)
- Certidão de casamento, se houver (com anotação de viuvez ou divórcio)
- Comprovante de residência no nome dos noivos (se viverem juntos), ou de cada (caso residam separados)*
- RG e CPF*
- Informações a respeito dos pais: se são vivos, estado civil, endereço e datas de nascimento e/ou falecimento
*obrigatório para testemunhas, também.
Outras informações
A habilitação é feita no Cartório de Registro Civil no Centro Executivo Milenium, 1º andar, das 9h às 11h e das 13h às 16h; nas sextas, o atendimento é apenas matutino. Informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 9 9 9693-5255 (apenas WhatsApp).