O prazo para que os candidatos a prefeito, vice e vereador tenham seus registros apresentados perante a Justiça Eleitoral encerra na próxima quinta-feira, 15. Se o cadastro não for feito, a candidatura não pode ser efetivada. As eleições em Laguna e Pescaria Brava acontecem em turno único em 6 de outubro.
Até esta segunda-feira, 12, às 23h, havia apenas duas chapas para prefeitura com registro inserido no sistema. Em Laguna, os candidatos Jorge Nasser Rabah (PDT) e Mauro Vargas Candemil (MDB) estão com o processo iniciado. Em Pescaria Brava, José Luz (PT) e Luiz Henrique Castro (PP), também. Após a inserção dos dados, é preciso também passar por análise da Justiça Eleitoral.
O registro eleitoral é a parte final do processo iniciado pelas convenções eleitorais que terminou há uma semana, no dia 5. Os candidatos também devem cumprir com as condições de elegibilidade e não se enquadrar em qualquer das causas de inelegibilidade previstas em lei.
Entre elas, é preciso ter nacionalidade brasileira; estar no pleno exercício dos direitos políticos; ter feito o alistamento eleitoral; ter domicílio eleitoral na circunscrição do pleito; e ser alfabetizado.
Para ser candidato a prefeito ou vice é preciso ter 21 anos completos até a data da posse. Já para vereador, a idade mínima é de 18 anos feitos até o registro da candidatura. Os homens também precisam estar regularizados perante o Serviço Militar.