Previous slide
Next slide

Pinguim é encontrado morto nesta manhã

Uma equipe do monitoramento de praias foi acionada.
Colaboração
Previous slide
Next slide

Um pinguim aparecem morto na faixa de areia da praia do Mar Grosso, nas proximidades dos Molhes da Barra, na manhã deste domingo, 21.

Uma equipe do monitoramento de praias foi acionada e está no local para removê-lo. Há dois dias, outro animal da mesma espécie encalhou morto na Praia do Sol.

Esta época do ano marca o período migratório dos pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), quando eles deixam as colônias reprodutivas na Patagônia argentina para seguir cardumes em correntes de água fria até a costa brasileira. Muitos desses animais não sobrevivem a esse processo que tende a seguir até outubro.

Há diversas causas levantadas para a morte dos pinguins no percurso, cuja maioria é juvenil ou de primeira viagem. Com isso, eles têm dificuldade em conseguir alimentação e perdem energia. Além disso, enfrentam grandes tempestades ou ficam presos em redes de pesca.

O que fazer ao encontrar um animal marinho vivo ou morto

Em casos como esse, o ideal é acionar o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O órgão é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341.

Previous slide
Next slide

Notícias relacionadas