O golpe do falso site do Detran fez uma vítima em Laguna. Um comerciante que buscava fazer o pagamento referente ao IPVA e ao licenciamento estadual acabou fazendo o acervo via chave Pix que não tem relação com o órgão estadual.
Segundo o Diário do Sul, de Tubarão, a vítima foi identificada como Rafael Maurício, que procurou no Google pelo site do departamento. “Cliquei como sendo o oficial. A página pediu os meus dados, a placa e o Renavam do veículo. Preenchi as informações e abriu exatamente os débitos que buscava quitar, com os valores corretos. Na hora de pagar, foi gerado um QR Code e fiz o pix de R$ 439,37”, contou.
Ao conferir no dia seguinte, percebeu que não havia sido dada baixa no sistema do órgão e que os débitos seguiam abertos. Nesse momento, se deu conta que tinha caído no golpe. Ao procurar na internet, o primeiro site que aparece na busca por Detran é uma plataforma falsa e patrocinada. O site oficial é www.detran.sc.gov.br e o órgão não aceita pagamento por Pix.
A autarquia tem combatido os sites falsos e retirado do ar cerca de 15 páginas por semana e mantém uma fiscalização ativa entre o Detran e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).
Estorno foi obtido
Após cair no golpe, Rafael fez o registro de boletim de ocorrência e procurou o banco, que indicou a ferramenta de contestação do pix. “Nesta semana, o valor apareceu estornado na minha conta. Eu nem tinha mais esperança de recuperar o valor”, disse o comerciante. Caso a pessoa caia no golpe, a orientação é procurar a polícia e a agência bancária levando a cópia do comprovante do pix.
Na intenção de acabar com os golpes, o Detran mudou nesta semana a consulta de veículos disponível em seu site, que deixa de ser público e será acessível apenas pelo aplicativo com autenticação pelo gov.br.
O órgão também destacou ainda que o Detran não faz contato para enviar boletos ou guias de IPVA, licenciamento e multas, seja por e-mail ou WhatsApp.