Um fenômeno curioso foi registrado no mar da Tereza, por volta das 23h30, da última terça-feira. O registro mostra pontos luminosos na praia.
As “misteriosas luzes” são algas bioluminescentes e podem ocorrer em qualquer região, mas os casos mais impressionantes acontecem na região costeira, quando as ondas quebram nas praias ou nos costões.
Ouvido pelo SCC, o biólogo Paulo Horta o fato de as algas terem sido observadas é sinal que há uma grande concentração ou um processo de floração.
“A bioluminescência é a luz produzida por uma reação química de organismos marinhos que são importantes ‘plantinhas’ microscópicas. Este fenômeno é também observado em outros grupos, como animais marinhos, desde bactérias e águas-vivas até crustáceos e estrelas do mar. Boa parte dos animais que vivem em ambientes profundos são bioluminescentes”, explicou o especialista.
A alga é tipicamente azul, mas pode aparecer amarela, roxa ou até vermelha. “No fundo do mar, a bioluminescência é utilizada como uma vantagem para ajudar os organismos a encontrar alimento, auxiliar na reprodução ou, como é o caso das algas bioluminescentes, servir como defesa”, ressaltou ao portal.
Paulo também reforça que não há registros de problemas no Brasil, mas em outros países não é recomendado não nadar onde há essa concentração, podendo chegar perto. O fenômeno de floração pode ser mortal.