O advogado Norton de Araújo Mattos denunciou a direção do partido Podemos em Laguna e pediu que o comando estadual da legenda faça uma intervenção no órgão municipal. Mattos era o pré-candidato do partido, que atualmente opta pelo nome do ex-vereador e empresário Adilson Paulino.
O pedido de intervenção foi apresentado no dia 6 de junho e até o momento não houve uma decisão por parte da Executiva estadual do Podemos. O ex-procurador-geral também solicitou que o partido abra um processo disciplinar contra o presidente local, Dener Vieira, ex-chefe da Flama. Veja os posicionamentos abaixo.
Para o advogado, houve cerceamento do direito garantido por estatuto de ser candidato pela legenda na eleição municipal de outubro e prática semelhante com outros filiados, inclusive vereadores da sigla. O pedido de intervenção menciona a reunião feita na cidade de Tubarão em que a pré-candidatura de Norton Mattos foi retirada.
O pedido é baseado nas normativas do estatuto do partido, regramento que define as condutas e condições para a organização da legenda.
“Essas ações são imperativas para assegurar a governança adequada e a conformidade estatutária em nosso diretório municipal, garantindo assim a justiça e a transparência que devem reger nossas atividades partidárias”, afirma Mattos, no documento.
O que dizem as partes
Agora Laguna procurou os envolvidos. O advogado Norton de Araújo Mattos se limitou a dizer que reitera todas as afirmações.
O Portal buscou contato com a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha, presidente da legenda estadual, e segue com espaço aberto.
Já o presidente do Podemos municipal garantiu estar com a “consciência tranquila”. “Vou aguardar a posição da Executiva estadual”, afirmou, acrescentando que está em viagem para Florianópolis e terá reuniões de alinhamento com a deputada, mas que em nenhum momento foi citado o pedido de intervenção como um dos assuntos em pauta.