Confira o que se sabe e o que falta definir no cenário político de Laguna

Com a convenção realizada, os partidos, caso já tenham tudo definido, podem iniciar o registro. O processo de 'cadastro' dos candidatos e coligações também tem prazo e vai até 15 de agosto.
Divulgação

A partir deste sábado, 20, o jogo político em Laguna começa a ganhar mais movimento com o início da realização das convenções partidárias.

Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar seus encontros. É ali que se define tudo: candidaturas, chapas, coligações e até mesmo se vão ou não para a disputa por algum cargo, legislativo ou executivo, no pleito de outubro.

Imagem fixa

Ouvida pelo Portal, a advogada Gabriela Schelp, especialista em direito eleitoral, reforça que a convenção é o ato central da democracia intrapartidária, por simbolizar o momento do “poder que os próprios membros dos partidos têm de decidir quem serão seus candidatos, com que, irão coligar e demais regras que entendam pertinentes, como por exemplo, a proibição de coligar ou apoiar determinados partidos”.

Com a convenção realizada, os partidos, caso já tenham tudo definido, podem iniciar o registro. O processo de ‘cadastro’ dos candidatos e coligações também tem prazo e vai até 15 de agosto. “Um fato que demonstra a importância desse ato é que não podemos ter alguém se candidatando sem ser aprovado pelo partido na convenção”, reforça a advogada.

Encerrado o prazo de registro, os candidatos ficam livres para, a partir do dia 16, iniciar a divulgação completa de suas propostas e pedir voto de forma aberta e explícita, dando assim a largada da campanha eleitoral.

Confira as datas, prováveis decisões e o que falta definir

28 de julho (domingo)

  • MDB e PP: ambos os partidos fazem as convenções a partir das 14h na sede do clube União Operária, no Centro Histórico. Decisão já consolidada, o MDB confirma o nome do ex-prefeito Mauro Candemil como candidato à prefeitura. Novidade fica por conta do PP, que deve confirmar coligação com os emedebistas e indicar Nilson Coelho Filho, o Nilsinho, como vice.

29 de julho (segunda-feira)

  • PL, PRD, Federação PSDB/Cidadania e Solidariedade: os quatro partidos e a federação fazem uma convenção coletiva na Câmara de Vereadores, a partir das 18h. Eles têm uma coesão forte e vão apoiar o nome de Peterson Crippa, do PL, à prefeitura. Falta decidir: o nome do vice, que pode vir de uma das quatro legendas ou mesmo de algum partido de fora – segundo Crippa disse ao Senadinho, tem conversas com União Brasil e Republicanos.

3 de agosto (sábado)

  • Federação PT/PV/PCdoB: ainda não definiu local e horário, mas será neste dia o encontro partidário. Falta decidir: se mantém o nome de Célio Antônio como cabeça de chapa, se faz chapa pura com Nauro Pinho de vice ou se assume uma aliança com Podemos ou União Brasil.

4 de agosto (domingo)

  • União Brasil: partido dos mais novos, criado pela fusão DEM/PSL, a legenda ainda não confirmou o local, mas trabalha com esse dia para o encontro. Decisão sacramentada vai resultar na confirmação do nome do empresário Hélcio Balbinot à prefeitura. Falta decidir: nome do vice e possível coligação – o União Brasil já foi citado por vários partidos como possível composição.

5 de agosto (segunda)

  • Republicanos: o antigo PRB deixou a convenção para o último dia, com base em resolução estadual. Será na Câmara, a partir das 18h. Caminho decidido, irá indicar o nome da vereadora Deise Cardoso à prefeitura. Falta decidir: nome do vice e possível coligação – o Republicanos já foi citado por vários outros partidos, como PL, como possível componente de chapa.

Outros partidos

  • Podemos: ainda não divulgou edital de convenção, mas deve ratificar o nome de Adilson Paulino, empresário e ex-vereador, como candidato a prefeito. Falta decidir: o nome do vice, eventual coligação ou mesmo uma possível composição para que o partido indique um vice em outra chapa.
  • PDT: sem data da convenção, o partido tem como certo o nome do empresário Jorge Nasser Rabah como candidato a prefeito. Falta decidir: se integrará coligação ou se fará chapa pura, tendo o nome de uma filiada para o posto de vice nesse cenário, mas sem revelar quem.
  • PSD: não divulgou edital de convenção até o momento. Falta decidir: se vai para a disputa da majoritária ou só da proporcional com nominata de vereadores, e, ainda, se fará parte de coligação.

*Nota da Redação: as datas foram informadas nos editais de convocação, eventuais alterações e acordos de última hora podem modificar os cenários aqui colocados.

Primeiro debate será em 17 de agosto

O Portal Agora Laguna e a Rádio Difusora confirmam a realização de quatro debates e duas séries de entrevistas dentro do projeto de cobertura eleitoral do pleito de outubro.

Em parceria com o Jornal de Laguna e a Folha Regional, de Tubarão, serão realizados debates aos sábados, a partir das 9h. Os encontros vão ocorrer nas seguintes datas:

  • 17 de agosto – candidatos à prefeitura de Laguna
  • 24 de agosto – candidatos a vice-prefeito de Laguna
  • 31 de agosto – candidatos à prefeitura de Pescaria Brava
  • 28 de setembro – candidatos à prefeitura de Laguna

Já nos dias 14 e 21 de setembro, serão transmitidos dois programas de entrevistas com tempo estimado em 50 minutos para cada candidato, podendo ser ampliado ou diminuído após a confirmação das candidaturas em 15 de agosto.

Agora Laguna também renovou a parceria com a UniTV, emissora de educativa de Tubarão, e retransmitirá os debates com Laguna (22 de setembro) e Pescaria Brava (11 de agosto) na internet. O Portal ainda firmou acordo para repetir a transmissão do encontro promovido pela Rádio H2O FM, de Jaguaruna, que fará um encontro com os candidatos à prefeitura lagunense em uma segunda-feira.

Notícias relacionadas

error: