Mar Grosso tem ressaca na manhã deste domingo

Motoristas devem atentar ao trafegar pela via por existirem trechos com galhos na pista.
Foto: Jorge Anastasiadis/Colaboração

A orla do Mar Grosso amanheceu com ressaca marítima neste domingo, 30. Motoristas devem atentar ao trafegar pela via por existirem trechos com galhos na pista.

As cenas confirmam a previsão divulgada em alerta no dia anterior pela Epagri/Ciram. Segundo o órgão meteorológico estadual, o mar pode ficar de agitado a grosso e favorecer ondas de 1,5 metro a 2 metros, com picos que podem chegar a 3,5 metros.

A Epagri/Ciram indica que a condição é desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações e outras atividades no mar. Na segunda-feira, 1º, Laguna vai receber o campeonato nacional de ondas grandes, proporcionado pelas condições climáticas propícias para o surfe.

Previsão para segunda

De acordo com a Defesa Civil, ao menos até a tarde de segunda-feira, a diferença de pressão atmosférica gerada por um ciclone (sistema de baixa pressão) em alto mar e o avanço de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão) pelo interior do continente favorecem ventos persistentes no mar, aumentando a agitação marítima em quase todo litoral catarinense, sobretudo entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Os ventos de direção sul/sudoeste devem apresentar rajadas em torno de 50 km/h nas áreas costeiras entre Litoral Sul e a Grande Florianópolis, que perdem intensidade ao longo da tarde deste domingo. Desta forma, são esperadas ondas de direção sul com alturas entre 3,0 m e 4,0 m na costa com picos de até 4,5 m em alto mar no Litoral Sul e de 2,0 a 3,0 m na região de Florianópolis. A agitação marítima começa a diminuir a partir da noite deste domingo e ao longo da segunda-feira. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ressaca e ocorrências relacionadas a atividades de pesca, navegação e realização de esportes náuticos.