Inverno inicia com tempo nublado e chance de pancadas de chuva no litoral

A quinta-feira, 20, já inicia com tempo instável e com chuva, que por alguns momentos podem vir em forma de pancadas de chuva nas áreas de divisa com o RS, que reduz ao longo da manhã, parando à tarde.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

A quinta-feira, 20, já inicia com tempo instável e com chuva, que por alguns momentos podem vir em forma de pancadas de chuva nas áreas de divisa com o RS, que reduz ao longo da manhã, parando à tarde. Nas demais áreas do estado o dia será com sol e variação de nuvens com chance de chuva fraca e bem isolada em áreas da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí. As temperaturas mínimas variam entre 9 e 16°C entre os planaltos e no Meio-Oeste e oscilam entre 15 e 21°C nas demais regiões. À tarde as temperaturas máximas variam entre 19 e 29°C pelo estado, com as maiores temperaturas no Grande Oeste e Litoral.

A sexta-feira, 20, começa com tempo chuvoso na madrugada, em áreas de divisa com o RS e principalmente no Litoral Sul, onde as instabilidades seguem atuando ao longo da sexta e provocando pancadas de chuva que intercalam com períodos em que o sol aparece. Nas outras regiões, o sol predomina na maior parte do dia, com a nebulosidade aumentando a partir da noite nas áreas litorâneas. No amanhecer, as mínimas marcam entre 9 e 16°C nos planaltos, no Meio-Oeste, na Grande Florianópolis Serrana e no Alto Vale do Itajaí e oscilam entre 15 e 23°C nas outras regiões. As temperaturas máximas variam entre 18 e 23°C no Planalto Sul, Litoral Sul e no Meio-Oeste e marcam entre 21 e 26°C nas demais áreas.

No sábado, 22, devido a atuação de um sistema de alta pressão, o tempo se mantém estável e com predomínio de sol em todas as regiões. No domingo, 23, o sol segue predominando em grande parte do período, mas entre a tarde e à noite, o processo de formação de uma frente fria oceânica no RS e o avanço da mesma em direção à SC, provoca aumento da nebulosidade e chuva por alguns momentos nas áreas de divisa com o estado vizinho.

Confira os detalhes

Quinta e Sexta-feira (20 e 21/06):
Tempo: permanece a condição de mais nuvens e chuva do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: estável, com maior elevação na Grande Florianópolis e norte do estado.
Vento: variável de nordeste a sudeste, fraco a moderado e com rajadas.

Sábado (22/06):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com nevoeiros no início do dia.
Temperatura: elevada em todas as regiões.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado e com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.