Frente fria traz chuva e temporais localizados em SC

As instabilidades iniciam pelas áreas de divisa com o RS já na madrugada e avançam para o restante do estado no decorrer do dia.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O avanço de uma frente fria deixa o tempo instável em todas as regiões catarinenses, nesta segunda, 24. As instabilidades iniciam pelas áreas de divisa com o RS (Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul) já na madrugada e avançam para o restante do estado no decorrer do dia. Há condições favoráveis para temporais com chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. As temperaturas sobem pouco em comparação aos dias anteriores e diminuem gradualmente ao longo do dia.

Na terça-feira, 25, o tempo continua instável em todo o estado. No decorrer da madrugada e manhã, a chuva persiste no norte catarinense, ainda por influência da frente fria. Ao longo do dia, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica favorece novas instabilidades nas demais regiões, entre o Grande Oeste, sul do estado e Grande Florianópolis. As temperaturas se mantêm baixas durante todo o dia, trazendo sensação de frio na maioria das regiões.

Entre terça e quarta-feira, 26, o processo de formação de uma nova frente fria sobre o RS mantém o tempo instável em SC com pancadas de chuva e temporais isolados intercalados por períodos de melhoria. Em ambos os dias, especialmente na terça, as temperaturas devem permanecer baixas à tarde, quando não devem passar dos 10/12°C em várias regiões do estado.

Confira os detalhes

Segunda-feira (24/06):
Tempo: instável com muitas nuvens a encoberto, com chuva e temporais localizados em SC, devido à passagem da frente fria. Totais mais elevados de chuva no oeste e principalmente no sul do estado e na Grande Florianópolis.
Temperatura: em declínio com a chegada de uma massa de ar frio.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado e com rajadas, mais intensas no litoral.

Terça-feira (25/06):
Tempo: muitas nuvens a encoberto com chuva fraca alguns momentos no decorrer do dia devido a um cavado entre o RS e SC e à circulação marítima no litoral.
Temperatura: baixa devido à nebulosidade, à chuva e ao vento sul.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (26/06):
Tempo: Muitas nuvens a encoberto com chuva devido a um cavado entre SC e o PR. Entre o final da tarde e à noite o tempo melhora em áreas catarinenses do Extremo Oeste ao Litoral Sul, em áreas próximas ao RS.
Temperatura: baixa devido à nebulosidade, à chuva e ao vento sul.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Planalto Sul e no Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.