Estado lança concurso com 10 mil vagas para Educação; inscrições começam em julho

Segundo o Estado, mais de 65% das vagas previstas devem ser preenchidas na primeira chamada, das quais quase 76% serão para o cargo de professor.
Arquivo/Agência BrasilUnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGE

O governo anunciou o lançamento, nesta quarta-feira, 26, do que está sendo considerado como o maior concurso público da história da Educação catarinense. São cerca de 10 mil vagas para para professores e trabalhadores para as áreas administrativas e pedagógicas, entre assistentes de educação, assistentes técnico-pedagógicos e especialistas.

O edital completo, com o quadro de vagas e cronograma, foi publicado no site da Secretaria de Estado da Educação (SED) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). As inscrições abrem no dia 9 de julho e vão até 12 de agosto.

O concurso terá vigência de quatro anos e as nomeações vão acontecer em várias chamadas durante esse período, conforme a necessidade da rede estadual. “Precisamos de bons professores, comprometidos com a educação e sabemos que esses servidores farão a diferença na educação pública. Preciso agradecer a nossa equipe que esteve a frente na construção desse concurso”, fala o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) catarinense lembrou que o concurso foi uma das pautas da greve feita no primeiro semestre deste ano. “A realização deste concurso público é fundamental para suprir a carência de profissionais nas escolas, garantir a estabilidade e possibilitar que os trabalhadores temporários tenham a chance de se efetivar no magistério catarinense. Com a valorização dos profissionais e a garantia de condições adequadas de trabalho, a qualidade do ensino também se eleva, beneficiando diretamente os alunos e toda a sociedade catarinense”, diz.

Segundo o Estado, mais de 65% das vagas previstas devem ser preenchidas na primeira chamada, das quais quase 76% serão para o cargo de professor. As provas estão previstas para os dias 22 e 29 de setembro, para professores e demais cargos, respectivamente.

Notícias relacionadas