Previous
Next

Corretores de imóveis se posicionam após polêmica saída de evento

Segundo o Creci, as imobiliárias e corretores não definem valores de locação, sendo responsabilidade exclusiva dos proprietários do imóveis, que consideram demanda e oferta de mercado. 
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Em nome do setor imobiliário, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC) emitiu uma nota oficial em relação à polêmica envolvendo a saída do evento Uni Spring Break (antigo Universipraia). Há dois dias, a organização da festa universitária anunciou que a edição deste ano será em Florianópolis.

Em nota divulgada na quarta-feira, 5, a prefeitura usou argumentos da organização para explicar a saída do evento. “A principal razão para a transferência do evento foi a questão de hospedagem. Nos últimos anos, os participantes do Universipraias têm enfrentado dificuldades significativas em relação aos valores abusivos e às condições de hospedagem, especialmente nas casas de aluguel”, afirma a nota do governo municipal.

“Esse problema se agravou com relatos de situações em que imóveis estavam superlotados, com condições precárias e preços elevados, impossibilitando uma experiência confortável e segura para os participantes. A organização do Universipraias tentou diversas formas de resolver essa questão, mas não obteve sucesso, levando à decisão de transferir o evento para Florianópolis, onde há uma maior disponibilidade de acomodações adequadas e acessíveis para os estudantes”, diz outro trecho.

Segundo o Creci, as imobiliárias e corretores não definem valores de locação, sendo responsabilidade exclusiva dos proprietários do imóveis, que consideram demanda e oferta de mercado.

“Ademais, é necessário salientar que os corretores de imóveis de Laguna e de toda a região sul de Santa Catarina são grandes apoiadores do turismo e reconhecem a importância de eventos como o Universipraias para a economia local, especialmente em períodos fora da alta temporada de verão. Os profissionais do setor imobiliário também dependem economicamente da atração de turistas e visitantes para a cidade, e, portanto, têm interesse em colaborar para que Laguna continue sendo um destino atrativo para grandes eventos”, diz a nota do conselho imobiliário.

O Uni Spring Break ocorria há nove anos no município e retornará à Florianópolis após dez anos. O evento ocorreu na capital catarinense em 2013.

Leia íntegra da nota do Creci-SC

Aos organizadores do Universipraias, moradores de Laguna e público em geral,

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI-SC) vem a público prestar esclarecimentos acerca das questões levantadas na nota da Prefeitura de Laguna, referente à transferência do evento Universipraias de Laguna para Florianópolis.

Primeiramente, é importante destacar que as imobiliárias e os corretores de imóveis não possuem poder de definir os valores de locação dos imóveis. Esta responsabilidade é exclusiva dos proprietários dos imóveis, que, com base em diversos fatores, como a demanda e a oferta do mercado, determinam os preços das locações. Os corretores de imóveis atuam como intermediários, facilitando a negociação entre proprietários e inquilinos, sempre buscando o equilíbrio e a satisfação de ambas as partes.

Ademais, é necessário salientar que os corretores de imóveis de Laguna e de toda a região sul de Santa Catarina são grandes apoiadores do turismo e reconhecem a importância de eventos como o Universipraias para a economia local, especialmente em períodos fora da alta temporada de verão. Os profissionais do setor imobiliário também dependem economicamente da atração de turistas e visitantes para a cidade, e, portanto, têm interesse em colaborar para que Laguna continue sendo um destino atrativo para grandes eventos.

Reiteramos que os corretores de imóveis estão sempre dispostos a trabalhar em parceria com os organizadores de eventos, autoridades locais e proprietários de imóveis para buscar soluções viáveis que atendam às necessidades de todos os envolvidos. É de nosso interesse comum que Laguna possa oferecer condições adequadas de hospedagem e recepção, proporcionando uma experiência positiva para todos os visitantes.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a transparência e o diálogo aberto, e estamos à disposição para discutir quaisquer questões ou dúvidas que possam surgir. Juntos, podemos continuar trabalhando para que Laguna seja cada vez mais um destino reconhecido e desejado para grandes eventos.

Atenciosamente,
Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI-SC)

Notícias relacionadas