Quem é Mauro Candemil, entrevistado do ‘Senadinho’ de terça-feira

Programa é produzido e apresentado a partir do estúdio do Portal Agora Laguna.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Senadinho continua, nesta terça-feira, 14, com a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Laguna. O programa é produzido e apresentado a partir do estúdio do Portal Agora Laguna. O segundo convidado é Mauro Vargas Candemil.

Engenheiro eletricista, com raízes políticas na família – seus antepassados foram prefeitos de cidades do Sul, como Imaruí, nos primeiros anos da República – e uma figura que está presente no cenário eleitoral lagunense com protagonista ou no bastidor, Mauro Candemil se apresenta como pré-candidato àquela que pode ser a sétima experiência como concorrente a um pleito.

Emedebista desde a década de 1970, sendo um dos filiados mais antigos, foi coordenador de campanhas políticas na cidade até chegar à suplência de deputado estadual com as votações obtidas em 1990 e 1994 – assumiu por alguns períodos como legislador. Em 1996, concorreu a prefeito pela primeira vez, e repetiu a tentativa em 2008, sem sucesso em ambas. Em 2010, ficou perto de assumir a cadeira máxima da política local quando a Justiça Eleitoral cassou os mandatos de Célio Antônio (PT) e Luís Fernando Schiefler Lopes (PP), decisão que foi revertida, sem que a posse de Candemil fosse efetivada.

Em 2016, conseguiu o objetivo, o qual definiu como a realização de um sonho: foi eleito prefeito de Laguna com pouco mais de 10 mil votos. Quatro anos depois, tentou repetir o feito, mas perdeu a cadeira para o atual ocupante Samir Ahmad (eleito pelo PSL) por uma diferença inferior a 700 votos. Recentemente, foi alçado novamente à presidência do MDB municipal e obteve uma liminar que suspendeu os efeitos da rejeição das contas do exercício de 2020, dando uma sobrevida à pré-campanha.

Candemil ainda coleciona duas passagens como secretário regional do governo do Estado nas gestões de Luiz Henrique da Silveira (MDB) e João Raimundo Colombo (PSD), e também foi autor de enredos da escola de samba Vila Isabel, incluindo o que foi reeditado este ano.

Próximas entrevistas

  • 14/mai – Mauro Vargas Candemil (MDB)
  • 21/mai – Célio Antônio (PT)
  • 28/mai – Lauro Marinho (Solidariedade)**
  • 4/jun –Nilson Coelho Filho (Progressistas)**
  •  11/jun – Hélcio Balbinot (União Brasil)
  • 18/jun – Leandro Schiefler Bento (PSDB)
  • 25/jun – Deise Daiana Xavier Cardoso (Republicanos)
  • 2/jul – Peterson Crippa da Silva (PL)
  • 9/jul – Zeno Alano Vieira (PRD)*

Reveja as entrevistas com

Como assistir

O programa Senadinho vai ao ar semanalmente às terças-feiras, a partir das 20h. Além dos jornalistas convidados para fazer questionamentos e dos apresentadores do Senadinho, os internautas também poderão perguntar e interagir com o programa através dos comentários durante a transmissão e pelo WhatsApp (48) 9 9918-7249. É possível assistir pelo:

Senadinho Agora Laguna

Produzido pelo Portal Agora Laguna, o Senadinho é um oferecimento de Mundo Bambini, Café Matriz, Corretas Contabilidade, Caldo de Cana Caiana, Rede Unip e Elvis Palma Fotografias. 


*O político e o partido informaram da pré-candidatura apenas na quarta-feira, 1º, quando o programa já havia ido ao ar. Por este motivo, foi inserido após a sequência sorteada, conforme explicado na transmissão original.

** Em comum acordo, ambos os pré-candidatos solicitaram a troca de datas entre eles.

Notícias relacionadas