Previsão indica queda das temperaturas e mar agitado nesta terça

O avanço de uma massa de ar frio provoca declínio das temperaturas ao longo desta terça-feira, 14, em Santa Catarina.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

O avanço de uma massa de ar frio provoca declínio das temperaturas ao longo desta terça-feira, 14, em Santa Catarina. O dia inicia com presença de nebulosidade e chuva no norte catarinense, entretanto, o sistema se afasta no decorrer do dia, dando espaço a uma massa de ar frio e seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica. A tendência é de tempo nublado, em especial nas áreas de divisa com o RS e Grande Florianópolis. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 6°C na serra catarinense, variam entre 9°C e 11°C no Grande Oeste e Grande Florianópolis serrana e entre 12°C e 16°C nas demais regiões. Segue a condição de agitação marítima, com ondas de sul com alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5m no Litoral Norte.

Na quarta-feira, 14, a massa de ar frio e seco se estabelece em Santa Catarina e deve provocar o primeiro evento de geadas amplas e temperaturas mínimas negativas do outono. O sistema de alta pressão associado a esta massa de ar deixa o tempo ensolarado em todo o estado. O dia amanhece com temperaturas mínimas abaixo dos 0°C no Planalto Sul e áreas do Meio-Oeste, onde geadas amplas devem ser observadas. As temperaturas máximas ficam entre 18°C e 21°C no Grande Oeste e entre 13°C e 18°C nas demais regiões. A condição de agitação marítima ainda persiste, com ondas de sudoeste e alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Entre a quinta, 16, e a sexta-feira, 17, novas áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul, que devem avançar em direção às áreas de divisa com Santa Catarina provocando temporais e chuvas pontualmente intensas.

Confira os detalhes

Terça-feira (14/05):
Tempo: mais nuvens e chuva em SC, melhorando no decorrer do dia devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco no Sul do Brasil.
Temperatura: baixa em relação aos dias anteriores.
Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado, com rajadas no litoral, mais intensas no litoral (50 e 60 km/h).

Quarta-feira (15/05):
Tempo: sol entre nuvens em SC com chuva bem isolada no início do dia no norte de SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste/nordeste no Oeste e Meio-Oeste e de sudeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Quinta-feira (16/05):
Tempo: sol entre nuvens em SC com pancadas de chuva a partir da tarde em SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas