Pré-candidato do Podemos diz que partido tem adotado ‘decisões autoritárias’

De acordo com Norton de Araújo Mattos, as afirmações de Dener Nascimento não correspondem à verdade.
Norton Mattos (E) e Dener Nascimento (D) em foto de arquivo. Divulgação/Podemos/Arquivo

O advogado e ex-procurador-geral do município, Norton de Araújo Mattos, afirma que mantém a condição de pré-candidato à prefeitura de Laguna e que segue à disposição do partido para a eleição de outubro.

Em contato com o Portal, Mattos, que teve a candidatura retirada pelo partido em uma reunião realizada em Tubarão sem sua participação, disse ser estranha a declaração do presidente Dener Nascimento, sobre “movimentos isolados” por parte dele e que a direção do partido tem tomado “decisões autoritárias”.

Para entender o caso é preciso considerar dois fatos que ocorreram na semana passada. A reunião do partido ocorreu em Morrotes, no último dia 16, com os pré-candidatos a vereador e decidiu que, ao menos por enquanto, o foco será nas campanhas à Câmara Municipal e que situações ocorridas naqueles dias alteraram os planos da sigla. O movimento coincide com a manifestação do presidente e pré-candidato do MDB, Mauro Candemil, feita dias depois. Em mensagem aos emedebistas, o ex-prefeito rechaçou a possibilidade de uma aliança com o partido e disse que a tendência é uma composição em chapa pura.

De acordo com Norton de Araújo Mattos, as afirmações de Dener Nascimento não correspondem à verdade. “Inclusive, questionei, juntamente com outros pré-candidatos, a Executiva sobre os rumores de uma possível aliança com o MDB, mas não obtivemos resposta. Apesar de o presidente afirmar que a Executiva Provisória possui prerrogativas e autonomia legítimas para a condução do partido no âmbito municipal, ela tem adotado decisões autoritárias de maneira flagrante”, disse.

Contraponto.

Agora Laguna fez novo contato com o presidente do Podemos. “Possuímos documentos com diversas assinaturas suficientes para atestar nossa decisão. Além da manifestação de diversos candidatos contrários às posições do pré-candidato. Tendo como único apoiador o professor Rodrigo Bento. Todos vereadores com mandatos acompanharam a executiva. É lastimável que pré-candidato continua enfrentar o projeto do Podemos como um único desejo pessoal e não em sentimento de grupo. Infelizmente essas manifestações só confirmam a decisão acertada do partido”, disse Dener Nascimento.