Policiais militares de Laguna atuaram em uma força-tarefa com apoio de equipes de assistência social municipal e realizaram abordagens e identificações de pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade na cidade.
A intenção da operação foi controlar o fluxo destas pessoas, identificar suas cidades de origem, suas atividades em Laguna e verificar o estado de saúde de cada um, realizando os encaminhamentos necessários para atendimento nos centros de assistência social.
A força-tarefa percorreu a rodoviária municipal, onde, segundo a prefeitura havia a maior concentração de vulneráveis, e em ruas do Centro Histórico, Mar Grosso, Campo de Fora e na região do estádio da Vila Vitória.
Em nota, a prefeitura de Laguna disse que atende a essas pessoas com o oferecimento de auxílio, que inclui bolsas de trabalho na Fundação Irmã Vera, além de fornecer banho, alimentação, auxílio saúde (incluindo medicamentos e internações), roupas, cobertores, passagens de ônibus para retorno às suas cidades de origem, entre outros encaminhamentos.