Morre Tuba Faria, um dos fundadores do PSDB em Laguna, aos 87 anos

Auditor fiscal da Receita, colaborou com a imprensa local e teve participação em lutas políticas. Família informará ao longo do dia detalhes sobre velório e sepultamento.
Foto: Arquivo pessoal

O ex-auditor fiscal e fundador do PSDB em Laguna, Antônio Joaquim de Castro Faria, o Tuba, morreu aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo filho Fernando de Castro Faria na tarde desta quarta-feira, 15.

Antônio Faria era natural de São Joaquim, onde nasceu em 4 de abril de 1937, e veio morar em Laguna com a família ainda na infância, vivendo por aqui durante toda a vida. Era filho de Archimedes de Castro Faria e Lilia Vieira, sendo o terceiro de novembro irmãos.

Economista, foi auditor da Receita Federal e teve atuação na fiscalização do Porto de Imbituba. Foi um dos fundadores do Lions Clube, do Clube de Campo, da Sociedade Amigos do Mar Grosso (Samar), da Sociedade Amigos da Lagoa Santo Antônio (Salsa).

Na política, fundou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em meados de 1991 e teve, por várias vezes, o nome cotado para disputas eleitorais, incluindo à prefeitura. Ainda foi um dos idealizadores de uma ação popular favorável ao Município que resultou na reversão de lotes à beira-mar.

Colaborou com a imprensa de Laguna, tendo artigos publicados no extinto jornal O Renovador e foi sócio da Incape, dos barcos de pesca Seival e da panificadora Ki-Pão. Do casamento com Valmeri Fernandes, deixa descendência de quatro filhos e cinco netos. “Amante das artes, em especial da música e do cinema, deixará saudades para todos que tiveram o privilégio de seu convívio”, lamentou o filho Fernando.

A família informará ao longo do dia detalhes sobre velório e sepultamento.

Notícias relacionadas