Fim de semana com chuva no Litoral

No sábado, 11, o tempo fica instável no centro-leste de Santa Catarina, em especial no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí, devido a atuação de uma área de baixa pressão que deve deve se deslocar para alto mar.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

No sábado, 11, o tempo fica instável no centro-leste de Santa Catarina, em especial no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí, devido a atuação de uma área de baixa pressão que deve deve se deslocar para alto mar. Nestas áreas, podem ocorrer temporais no período da tarde, acompanhados de raios e rajadas de vento. Nas demais áreas o tempo firme predomina. As temperaturas marcam valores acima de 30°C entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí, entre 26 e 29°C do Grande Oeste as áreas centrais do estado, enquanto não passam de 24°C nas áreas ao sul, devido ao predomínio de nebulosidade.

No domingo, 12, a frente fria segue apresentando características estacionárias, posicionando-se entre o estado do Rio Grande do Sul, Serra e Litoral Sul de SC. A chuva deve intensificar nestas áreas em relação aos dias anteriores, onde deve causar chuva intensa e volumosa, com os maiores volumes previstos para as áreas do Extremo Sul do Litoral Sul. Do Oeste ao norte de SC as temperaturas se aproximam dos 30°C, enquanto o sul do estado não passa de 23°C devido à nebulosidade e chuva persistente.

Na segunda-feira, 13, o sistema avança por todas as regiões de SC favorecendo chuva pontualmente intensa e temporais, especialmente nas áreas do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, onde a chuva tende a apresentar os maiores acumulados com risco moderado a alto para ocorrências associadas. Com o avanço da frente fria, a previsão indica uma queda das temperaturas na terça-feira, 14, com a entrada de uma massa de ar fria na retaguarda da frente fria. O tempo segue nublado e com chuva nas áreas ao norte do estado, enquanto nas regiões de divisa com o RS o sol começa a aparecer.

Confira os detalhes

Sábado e domingo (11 e 12/05):
Tempo: sol entre nuvens em boa parte do estado. No Planalto Sul e Litoral Sul, tempo instável com chuva e temporais localizados, com pontuais mais elevados na divisa com o RS, devido a um sistema de baixa pressão.
Temperatura: mais amena no sul do estado e em elevação nas demais regiões.
Vento: variável de noroeste a sul/nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Segunda-feira (13/05):
Tempo: instável com céu encoberto e chuva em SC, com risco de temporais localizados, devido ao avanço de uma nova frente fria.
Temperatura: em declínio mais acentuado.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.