Feriado de tempo firme e ensolarado

Com o ar seco e o predomínio do sol, as temperaturas se elevam mais à tarde e as máximas variam entre 9°C e 15°C nos pontos mais altos da Serra e no Planalto Norte na Serra e de 16°C a 21°C nas demais regiões.
Foto: Eliana Reinaldo

A quinta-feira, 30, será de tempo firme e ensolarado em toda SC, por influência da massa de ar seco e frio. No amanhecer faz frio em todas as regiões e as temperaturas mínimas variam entre 0 e 6°C no Planalto Sul, Grande Oeste, Planalto Norte e Alto Vale, ficando ainda mais baixas na Serra onde podem ser registrados valores negativos. Nessas áreas, há condições para formação de geada de variada intensidade. Nas demais regiões, mínimas entre 5 e 13°C. Com o ar seco e o predomínio do sol, as temperaturas se elevam mais à tarde e as máximas variam entre 9°C e 15°C nos pontos mais altos da Serra e no Planalto Norte na Serra e de 16°C a 21°C nas demais regiões.

Na sexta-feira, 31, a massa de ar seco segue mantendo a condição de tempo estável no estado. O resfriamento noturno deve favorecer a formação de neblinas/nevoeiros durante a madrugada, que dissipam ao longo do período da manhã, dando lugar ao predomínio de sol em todas as regiões. Novamente há condição para formação de geada em algumas regiões, especialmente do Planalto Sul e Meio-Oeste onde as temperaturas ainda variam de 0°C a 5°C. No litoral, temperaturas entre 9°C e 14°C. À tarde, as temperaturas seguem apresentando elevação com marcas entre 13°C e 17°C entre os planaltos e Litoral Sul e de 16°C a 22°C nas demais áreas.

Entre sábado, 1°, e domingo, 2, a massa de ar seco segue mantendo o tempo estável em todas as regiões do estado, com condições favoráveis para formação de nevoeiros na madrugada e predomínio de sol durante o dia. O frio segue entre as noites e madrugadas, mas perde intensidade. À tarde, as temperaturas já oscilam entre 23°C e 26°C, especialmente no domingo em áreas do Extremo Oeste, Oeste e ao longo do litoral.

Confira os detalhes

Quinta e Sexta-feira (30 e 31/05):
Tempo: estável e ensolarado em SC.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer em todas as regiões, com mínima próxima de 0°C e negativa com condição de geada nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Norte e especialmente Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudoeste/sudeste, passando a nordeste na sexta-feira, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco no Sul do Brasil.

Sábado (01/06):
Tempo: estável com sol e algumas nuvens em SC.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer em todas as regiões, com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura com maior elevação com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Domingo (02/06):
Tempo: aberturas de sol em SC, com aumento de nuvens no decorrer do dia.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.