Feriado com tempo abafado e risco de pancadas de chuva

A chuva deve iniciar pelas áreas de divisa com o RS a partir do final da tarde da quarta, se espalhando para o restante do estado ao longo da quinta-feira, 2. As chuvas mais intensas e com acumulados expressivos são esperadas a partir da noite de quinta e ao longo da sexta-feira, 3. A previsão indica que a instabilidade segue atuando pelo menos até a madrugada do sábado.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

Na quarta-feira, 1º, a instabilidade aumenta na metade sul de SC, principalmente nas áreas de divisa com o RS entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. No amanhecer, mínimas entre 20 e 23°C no Oeste e Litoral e entre 16 e 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam entre 27 e 30°C em praticamente todo o estado. Em parte do Oeste, litoral e áreas próximas as máximas ficam entre 31 e 33°C, podendo chegar até 35°C no Litoral Norte. A partir da noite, a atuação de uma frente fria no RS e seu posterior avanço em direção à SC facilita a formação de temporais acompanhados de chuva pontualmente intensa e volumosa.

A chuva deve iniciar pelas áreas de divisa com o RS a partir do final da tarde da quarta, se espalhando para o restante do estado ao longo da quinta-feira, 2. As chuvas mais intensas e com acumulados expressivos são esperadas a partir da noite de quinta e ao longo da sexta-feira, 3. A previsão indica que a instabilidade segue atuando pelo menos até a madrugada do sábado, 4.

Na quinta-feira, o dia já amanhece abafado e o calor se intensifica até o período da tarde, quando a aproximação da frente fria que atua no RS volta a deixar o tempo instável em toda SC. Os temporais avançam a partir da tarde pelas áreas de divisa e se espalham para o restante do estado até o final do dia, podendo vir acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, vendaval e eventual queda de granizo.

Na sexta-feira, a frente fria mantém o tempo instável, com chuva em todas as regiões catarinenses, que por vezes podem vir acompanhadas de novos temporais e acumulados expressivos em curto período de tempo. A chuva persiste até a manhã do sábado e ao longo do dia, com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme gradualmente.

Confira os detalhes

Quarta-feira (01/05):
Tempo: sol entre nuvens em SC. No Planalto Sul e Litoral Sul chuva isolada com trovoadas a qualquer hora do dia.
Temperatura: elevada, alta para época do ano. Abafado.
Vento: nordeste e norte, fraco a moderado.

Quinta-feira (02/05):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com pancadas de chuva e trovoadas no decorrer da tarde e noite na maioria das regiões, devido ao avanço de uma frente fria. Risco de temporais localizados no estado e chuva forte especialmente no Litoral Sul.
Temperatura: elevada, diminuindo no decorrer da tarde e noite.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas na tarde e noite.

Sexta-feira (03/05):
Tempo: instável com chuva devido a um cavado (área de baixa pressão), com totais mais elevados no oeste e sul do estado. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria especialmente no norte de SC.
Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: sul a noroeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas