Domingo segue com temperatura baixa e chance de chuva no litoral

Entre o final da noite e a madrugada de segunda-feira a chuva também retorna para o restante do estado, com a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) com eixo no centro do estado.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Neste domingo, 26, o tempo segue nublado em SC e retornam as condições para chuva isolada em todo litoral, por causa da circulação marítima. Entre o final da noite e a madrugada de segunda-feira a chuva também retorna para o restante do estado, com a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) com eixo no centro do estado. No amanhecer, as mínimas variam de 3 a 5°C do Extremo Oeste ao Planalto Sul, ficando abaixo de 0°C nos pontos mais altos da Serra. À tarde as máximas variam entre 15 e 17°C no Extremo Oeste e Litoral entre 8 e 14°C nas demais regiões.

A segunda-feira, 27, já começa com chuva em Santa Catarina, que por alguns momentos ocorre de forma mais intensa e acompanhada por temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual granizo, principalmente do centro ao leste do estado, devido a formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. O frio diminui um pouco e as mínimas no amanhecer variam entre 10 e 13°C, permanecendo a Serra com mínimas próximas a 5°C. À tarde as máximas não passam de 15°C no estado.

Na terça, 28, o sistema de baixa pressão ganha força formando um ciclone extratropical no mar na altura do Litoral do RS, diminuindo assim a condição para chuva na maior parte de SC, mas intensificando novamente o vento no Litoral. Apenas as áreas de divisa com o estado gaúcho permanecem com mais nuvens e condições para chuva fraca por alguns momentos, devido ao deslocamento de umidade provocado pelo giro do ciclone no mar. Na quarta-feira, 29, uma nova massa de ar seco e frio passa a influenciar o tempo em SC, favorecendo o retorno do predomínio de sol.

Confira os detalhes

Domingo (26/05):
Tempo: predomínio de nuvens e poucas aberturas de sol em SC, com chance de chuva no Litoral e áreas próximas, e no decorrer do dia nas demais regiões, devido a circulação marítima e um cavado (área de baixa pressão) no oeste da região Sul.
Temperatura: baixa em todo o estado, frio úmido.
Vento: sudeste, com variação para nordeste no oeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (27/05):
Tempo: instável com chuva de intensidade moderada a forte em SC devido à formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil. No fim do dia o tempo melhora gradativamente a partir do Oeste.
Temperatura: baixa em todo o estado, frio úmido.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Terça-feira (28/05):
Tempo: instável com chuva de intensidade fraca a moderada no Litoral Sul e Planalto Sul devido uma frente fria no Sul do Brasil. No fim do dia o tempo melhora gradativamente a partir do Oeste.
Temperatura: baixa em todo o estado, frio úmido.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.