Domingo com temporais localizados e chuva volumosa no sul de SC

A partir da noite a frente fria avança para o estado, intensificando ainda mais a chuva no Planalto Sul e no Litoral Sul e favorecendo temporais nas demais regiões catarinenses.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

Neste domingo, 12, a instabilidade se concentra e ganha força sobre o RS, com a formação de uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão e reforçada pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica. No Sul de SC, o tempo se mantém instável e com condições para chuva e temporais a qualquer momento do dia. A partir da noite a frente fria avança para o estado, intensificando ainda mais a chuva no Planalto Sul e no Litoral Sul e favorecendo temporais nas demais regiões catarinenses.

No decorrer da segunda-feira, 13, a frente fria avança por SC, favorecendo chuva pontualmente intensa e temporais, especialmente nas áreas do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, onde tende a apresentar os maiores acumulados, com risco moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos à rede elétrica. Esta frente fria se forma associada a um ciclone extratropical, que se desloca rapidamente para o mar, entre a costa do RS e SC, intensificando o vento ao longo do dia, especialmente nas áreas costeiras, onde as rajadas de sul variam entre 50 e 70 km/h, deixando o mar agitado, com ondas de sul com entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Florianópolis.

A terça-feira, 14, ainda começa com tempo instável e com chuva em SC, por influência da frente fria, que aos poucos se afasta do estado dando passagem para uma massa de ar frio e seco, que estabiliza gradativamente o tempo e declina as temperaturas. Somente o norte do estado permanece nublado e com chuva por alguns momentos, até o final do dia. Na quarta-feira, 15, temperaturas baixas em SC, com formação de geada nas áreas altas e de nevoeiros nas demais regiões. Durante o dia presença de sol entre algumas nuvens.

Confira os detalhes

Domingo (12/05):
Tempo: sol entre nuvens em boa parte do estado. No Planalto Sul e Litoral Sul, persiste a condição de chuva e temporais localizados, com pontuais mais elevados na divisa com o RS, devido a formação de uma frente fria no Sul do Brasil.
Temperatura: mais elevada em boa parte do estado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (13/05):
Tempo: instável com céu encoberto e chuva em SC no decorrer do dia, com risco de temporais localizados, devido ao avanço da frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano.
Temperatura: em declínio mais acentuado.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas de 50 a 80km/h, mais intensas no Planalto Sul e Litoral.

Terça-feira (14/05):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e chuva no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte devido a frente fria. No decorrer do dia o sol volta a aparecer na maioria das regiões devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco em SC.
Temperatura: baixa.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas