Defesa Civil alerta para risco de ressaca nesta quarta-feira

O risco é moderado em todo o litoral para atividades de pesca, navegação, esportes náuticos e para erosão costeira.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Os ventos intensos e persistentes de quadrante sul provocados por um ciclone extratropical em alto mar mantém o mar agitado e com risco de ressaca nesta quarta-feira, 15, em todo o litoral catarinense.

Segundo a Defesa Civil estadual, são esperadas ondas de sul, com alturas entre 2,0 m e 2,5 m em toda a costa e picos de até 3,0 m em alto mar no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é moderado em todo o litoral para atividades de pesca, navegação, esportes náuticos e para erosão costeira.

Recomendações para a população

Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Lembre-se de permanecer atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil.

Previsão de tempo firme

Nesta quarta-feira, 15, a massa de ar seco e frio deixa o tempo firme e ensolarado em toda Santa Catarina. Na madrugada, a condição de céu limpo, ventos fracos e frio, favorecem a ocorrência do primeiro evento de geada ampla no estado. Faz frio no amanhecer, com temperaturas mínimas negativas nas áreas altas do Planalto Sul e do Meio-Oeste. No Extremo Oeste, Oeste e áreas mais elevadas do Alto Vale e na Grande Florianópolis Serrana as temperaturas mínimas variam entre 2°C e 6°C e nas demais regiões do estado entre 7 e 12°C. À tarde as máximas ficam entre 17°C e 20°C no Grande Oeste e no Litoral e entre 13°C e 16°C nas demais regiões. O mar segue agitado, com ondas de sul entre dois e três metros do Litoral Sul a Grande Florianópolis.

A quinta-feira, 16, começa com tempo estável, mas no decorrer da manhã a nebulosidade aumenta em todas as regiões do estado e nas áreas de divisa com o RS retornam as condições para chuva de forma isolada. Com o aquecimento e o direcionamento do fluxo de calor e umidade da região amazônica para as áreas de divisa entre SC e RS, a chuva ganha força no decorrer da tarde e passa a ocorrer acompanhada por temporais isolados, que se estendem até o centro do estado. O frio diminui e, no amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 11 e 15°C na maioria das regiões e oscilam em torno de 5°C no Planalto Sul. O vento sopra de nordeste a noroeste, fraco a moderado. O mar permanece agitado, com ondas de sul entre dois e três metros entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5 metros no Litoral Norte.

 

Notícias relacionadas