Previous
Next

Corpus Christi: confecção do tradicional tapete inicia às 8h, no Centro Histórico

Entidades religiosas, famílias e instituições da cidade se organizam e usam a criatividade com tampinhas coloridas, borra de café, areia, serragem colorida, flores e outros materiais, celebrando a data.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

A tradição católica da confecção dos tapetes de Corpus Christi promete embelezar as ruas do Centro Histórico, nesta quinta-feira, 30, ponto facultativo em Laguna.

A partir das 8h, entidades religiosas, famílias e instituições da cidade se organizam e usam a criatividade com tampinhas coloridas, borra de café, areia, serragem colorida, flores e outros materiais, celebrando a data.

De acordo com a Paróquia Santo Antônio dos Anjos, às 15h tem missa e às 16h, tradicional procissão. As marcações dos pontos onde os tapetes serão confeccionados já foram realizadas nesta quarta, 29, e a orientação da organização é que os motoristas não estacionem nesses locais. O trânsito será fechados nos pontos onde tradicionalmente ocorre a procissão.

Cabeçuda também começa às 8h

Em Cabeçuda, a Paróquia São Pedro Apóstolo informou que a confecção dos tapetes começará às 8h. A Santa Missa é a partir da 15h e a procissão seguirá um trajeto pelas ruas Paulo Quirino, João Paulo da Silva, Deobar de Oliveira e nas proximidades do ginásio esportivo.

No bairro Magalhães, a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes inicia mais cedo a confecção dos tapetes. A preparação tradicional vai começar por volta das 7h e a Santa Missa é às 16h. O translado do Santíssimo Sacramento, após a celebração religiosa, sai pela rua São Pedro e segue pelas ruas Toledo Piza, Padre Manoel João, Oscar Guimarães Pinho, travessa do Veiga, José Vitorino de Lima e finaliza na praça Polidoro Santiago.

“Que esta celebração seja a expressão da nossa fé católica e da nossa devoção à presença real e eficaz do Senhor Jesus Cristo na eucaristia”, destaca o padre Adson Muniz, pároco de Magalhães.

Corpus Christi

Significa, em latim, corpo de Cristo. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”. “É um momento em que se valoriza a eucaristia, por isso é preparada com carinho. Um momento marcante”, lembra o padre Adelino Matildes, pároco de Cabeçuda. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. “É importante, também, para que nós aprendamos a viver, que devemos estar sempre unidos e há a mensagem da doação, da partilha e da entrega”.

Notícias relacionadas