Comunidade se manifesta contra Resex na região do Farol

Opinião foi colhida ontem em audiência pública na Passagem da Barra.
Foto: Agora Laguna

Uma audiência pública realizada na noite de quarta-feira, 16, terminou com a opinião geral de que a região do Farol é contrária à instalação de uma reserva extrativista naquelas comunidades. O encontro foi promovido pela Comissão Mista montada pela Assembleia Legislativa (Alesc) para tratar do assunto.

“Da forma como se encontra, entendemos que é inadmissível”, disse o deputado Volnei Weber (MDB), presidente da comissão. Autoridades políticas locais, estaduais e do município de Jaguaruna participaram da audiência que foi realizada no salão paroquial de São Sebastião, no bairro Passagem da Barra.

A comunidade pôde expressar o descontentamento com a ideia. “Estamos ordenando que os Ministérios Públicos estadual e federal não deixem dar o andamento, a gente não quer mais que isso aconteça na nossa região”, discursou o pescador e líder comunitário Licério Laureano. Além da Resex, a comunidade também passou a exigir uma audiência pública para a revisão do plano de manejo da Apa da Baleia Franca.

Um relatório com a ata da audiência pública vai ser enviado aos órgãos superiores, incluindo o ICMBio, que é o promotor da ideia da Resex.

Foto: Agora Laguna