Amanhecer de quarta-feira com frio intenso

O mar segue agitado, com ondas de sul entre dois e três metros do Litoral Sul a Grande Florianópolis.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

Nesta quarta-feira, 15, a massa de ar seco e frio deixa o tempo firme e ensolarado em toda Santa Catarina. Na madrugada, a condição de céu limpo, ventos fracos e frio, favorecem a ocorrência do primeiro evento de geada ampla no estado. Faz frio no amanhecer, com temperaturas mínimas negativas nas áreas altas do Planalto Sul e do Meio-Oeste. No Extremo Oeste, Oeste e áreas mais elevadas do Alto Vale e na Grande Florianópolis Serrana as temperaturas mínimas variam entre 2°C e 6°C e nas demais regiões do estado entre 7 e 12°C. À tarde as máximas ficam entre 17°C e 20°C no Grande Oeste e no Litoral e entre 13°C e 16°C nas demais regiões. O mar segue agitado, com ondas de sul entre dois e três metros do Litoral Sul a Grande Florianópolis.

A quinta-feira, 16, começa com tempo estável, mas no decorrer da manhã a nebulosidade aumenta em todas as regiões do estado e nas áreas de divisa com o RS retornam as condições para chuva de forma isolada. Com o aquecimento e o direcionamento do fluxo de calor e umidade da região amazônica para as áreas de divisa entre SC e RS, a chuva ganha força no decorrer da tarde e passa a ocorrer acompanhada por temporais isolados, que se estendem até o centro do estado. O frio diminui e, no amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 11 e 15°C na maioria das regiões e oscilam em torno de 5°C no Planalto Sul. O vento sopra de nordeste a noroeste, fraco a moderado. O mar permanece agitado, com ondas de sul entre dois e três metros entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5 metros no Litoral Norte.

Entre sexta, 17, e sábado, 18, a instabilidade avança por SC atingindo todas as regiões e favorecendo a ocorrência de chuva e temporais, que pontualmente ocorrem de forma intensa.

Confira os detalhes

Quarta-feira (15/05):
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC no decorrer da tarde e noite.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com mínima próxima de 0°C e condição de formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (16/05):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com condição de chuva especialmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido a um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura: amena.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (17/05):
Tempo: instável com chuva em SC devido a passagem de uma nova frente fria.
Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.