Terça-feira com temperaturas em elevação; feriado será com chuva

A terça-feira, 30, começa com tempo estável e com predomínio de sol em todas as regiões, o que favorece a elevação das temperaturas. No decorrer da tarde o aquecimento combinado a instabilidade associada a formação de uma nova frente fria no RS, voltam a provocar pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas de divisa de SC com o RS, em especial entre o Planalto Sul e o Litoral Sul.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A terça-feira, 30, começa com tempo estável e com predomínio de sol em grande parte do estado, o que favorece a elevação das temperaturas. No Litoral tem chance de chuva passageira. No decorrer da tarde o aquecimento combinado a instabilidade associada a formação de uma nova frente fria no RS, voltam a provocar pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas de divisa de SC com o RS, em especial entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. No amanhecer, temperaturas mínimas entre 19 e 22°C no Oeste e faixa litorânea e entre 17 e 20°C nas demais regiões. Apenas nas áreas serranas as mínimas ficam em torno dos 15°C. À tarde, as máximas se aproximam de 30°C em praticamente todo o estado, superando este valor no Oeste, litoral e áreas próximas.

Na quarta, 1º, o tempo volta a ficar instável em toda SC. Nas áreas de divisa com o RS já há condições para chuva e temporais desde a madrugada, condição que se estende até o centro do estado no decorrer da tarde, com o avanço da frente fria. No amanhecer, temperaturas mínimas entre 19 e 23°C no Oeste e Litoral e entre 17 e 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas se aproximam de 30°C em praticamente todo o estado superando este valor no Oeste, litoral e áreas próximas. À tarde, as máximas ficam em torno de 30°C em todo o estado, superando este valor e se aproximando dos 34°C no Oeste e Litoral.

Entre quinta, 2, e sexta-feira, 3, a frente fria em SC, mantém o tempo instável com chuva em todas as regiões, que por alguns momentos ocorre acompanhada por temporais com chuva intensa em curto espaço de tempo, raios, rajadas de vento e eventual granizo. Desta forma são esperados volumes significativos de chuva, principalmente para as áreas de divisa com o RS e vizinhanças.

Confira os detalhes

Terça-feira (30/04):
Tempo: sol entre nuvens em SC. No final do dia chuva ocasional em áreas próximas à divisa devido a áreas de baixa pressão no RS.
Temperatura: em elevada em todas as regiões.
Vento: nordeste e norte, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Quarta-feira (01/05):
Tempo: variação de nuvens com chuva a partir da tarde na maior parte de SC.
Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.
Vento: noroeste, com variações de sudeste no Litoral Sul, fraco a moderado.

Quinta-feira (02/05):
Tempo: sol entre nuvens no período da manhã, com chuva a partir da tarde devido ao avanço de uma frente fria por SC. Há risco de chuva forte no RS e no Litoral Sul, principalmente em localidades próximas ao RS.
Temperatura: amena em relação aos dias anteriores, e diminuindo de forma acentuada à noite.
Vento: noroeste, passando a sudoeste/sul no decorrer da tarde, fraco a moderado com rajadas na tarde e noite.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.